Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9544
Título: Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço.
Autor(es): Franco, Marco Antônio Melo
Data do documento: 2016
Referência: FRANCO, M. A. M. Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 827-830, 2016. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12339/full>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Ainda identificamos uma lacuna importante em relação aos debates e produções científicas sobre o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, seus limites e possibilidades e a formação do professor. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada teve por objetivo acompanhar, analisar e intervir em práticas pedagógicas de professores do ensino de crianças de 6 a 10 anos, particularmente, práticas referentes ao processo de alfabetização/aquisição do sistema de escrita de crianças com paralisia Cerebral inseridas no ensino regular. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir conjuntamente com os atores desse processo. Os resultados encontrados revelaram mudanças significativas do professor na compreensão do processo de inclusão, das características da patologia, das potencialidades e limites dos alunos envolvidos, bem como modificação nas práticas pedagógicas que pudessem melhor atender às necessidades dos sujeitos com deficiência.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9544
Link para o artigo: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12339/full
DOI: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12339
ISSN: 1471-3802
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaAçãoFormação.pdf238,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.