Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ainda identificamos uma lacuna importante em relação aos debates e produções científicas sobre o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, seus limites e possibilidades e a formação do professor. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada teve por objetivo acompanhar, analisar e intervir em práticas pedagógicas de professores do ensino de crianças de 6 a 10 anos, particularmente, práticas referentes ao processo de alfabetização/aquisição do sistema de escrita de crianças com paralisia Cerebral inseridas no ensino regular. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir conjuntamente com os atores desse processo. Os resultados encontrados revelaram mudanças significativas do professor na compreensão do processo de inclusão, das características da patologia, das potencialidades e limites dos alunos envolvidos, bem como modificação nas práticas pedagógicas que pudessem melhor atender às necessidades dos sujeitos com deficiência.
Descrição
Palavras-chave
Citação
FRANCO, M. A. M. Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 827-830, 2016. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12339/full>. Acesso em: 16 jan. 2018.