Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço.

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Data
2016
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Resumo
Ainda identificamos uma lacuna importante em relação aos debates e produções científicas sobre o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, seus limites e possibilidades e a formação do professor. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada teve por objetivo acompanhar, analisar e intervir em práticas pedagógicas de professores do ensino de crianças de 6 a 10 anos, particularmente, práticas referentes ao processo de alfabetização/aquisição do sistema de escrita de crianças com paralisia Cerebral inseridas no ensino regular. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir conjuntamente com os atores desse processo. Os resultados encontrados revelaram mudanças significativas do professor na compreensão do processo de inclusão, das características da patologia, das potencialidades e limites dos alunos envolvidos, bem como modificação nas práticas pedagógicas que pudessem melhor atender às necessidades dos sujeitos com deficiência.
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FRANCO, M. A. M. Pesquisa-ação e a formação do professor em serviço. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 827-830, 2016. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12339/full>. Acesso em: 16 jan. 2018.