Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4924
Title: A prática dos professores do ensino superior.
Authors: Gripp, Glícia Salviano
Keywords: Sociologia da educação
Profissão acadêmica
Práticas acadêmicas
Ensino superior
Issue Date: 2010
Citation: GRIPP, G. S. A prática dos professores do ensino superior. Revista Estudos de Sociologia, v. 15, p. 61-85, 2010. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2551/2171>. Acesso em: 25 mar. 2015.
Abstract: Este artigo é baseado em uma pesquisa sobre as práticas docentes, realizada em 2007 e 2008 e em outra, iniciada em 2009, ainda em andamento. Busca compreender os mecanismos intervenientes no modo de estruturação do trabalho docente e a implicação diferenciada dos professores nos diversos componentes de sua profissão. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos a partir de entrevistas, respostas a um questionário, dados do censo educacional, análise de currículo de professores de instituições diversas, de todas as regiões do país, e de áreas diversas, conclui que o trabalho do professor é multideterminado, dependendo da forma organizacional e das forças internas da instituição na qual exerce seu ofício, da sua inserção no campo disciplinar, das relações entre as disciplinas e das forças políticas mais amplas da sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4924
ISSN: 1982-4718
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Estudos de Sociologia estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso comercial nem a adaptação. Fonte: Estudos de Sociologia <http://seer.fclar.unesp.br/estudos/index>. Acesso em: 09 nov. 2016.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PráticaProfessoresEnsino.pdf364,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.