Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.

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Data
2021
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Resumo
Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Educação algébrica escolar, Currículo
Citação
SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.