DEEMA - Artigos publicados em periódicos

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    Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
    (2022) Araújo, Sebastião Aparecido de; Reis, Frederico da Silva; Laudares, João Bosco
    O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.
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    Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
    (2023) Patrono, Rosângela Milagres; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti
    Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação parte- todo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.
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    Etnomatemática e inteligências múltiplas no desenvolvimento de uma ação pedagógica para alunos com transtorno de déficit de atenção-TDA.
    (2023) Mapa, Gabriel; Rosa, Milton
    Este artigo é derivado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que foi desenvolvido pelo pesquisador, em conjunto com o seu orientador, ao investigarem teoricamente a convergência do Programa Etnomatemática e da Teoria das Inteligências Múltiplas numa ação pedagógica, cujo objetivo foi auxiliar no aprendizado inclusivo de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Assim, essa pesquisa visou esclarecer os aspectos centrais de cada temática, com o intuito de compreender como essas bases teóricas operam conjuntamente, para possibilitar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para essa população escolar numa perspectiva cultural. Os resultados desta pesquisa teórica mostram que o desenvolvimento de uma ação pedagógica direcionada para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para os alunos com TDA por meio da conexão entre a Teoria das Inteligências Múltiplas e da perspectiva da Etnomatemática, é importante e relevante para a elaboração de atividades curriculares que sejam contextualizadas no ambiente sociocultural desses alunos.
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    Etnomatemática, etnomodelagem, agricultura familiar e produção de arroz : um levantamento bibliográfico.
    (2023) Rodrigues, Luciano de Santana; Rosa, Milton
    A partir das décadas de 1970 e 1980, há uma crescente produção de artigos, livros, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado com relação aos estudos relacionados com a conexão entre a Matemática e a Cultura por meio do Programa Etnomatemática e, também, da Etnomodelagem. Atualmente, existem vários grupos de pesquisas, bem como a realização de eventos nacionais e internacionais, cujas temáticas estão direcionadas para uma compreensão holística da influência da cultura no desenvolvimento do pensamento matemático. Assim, a partir do projeto de mestrado acadêmico intitulado: Agricultura Familiar na Educação Matemática: Etnomodelagem e Etnomodelos da Produção de Arroz, apresenta-se, nesse artigo, uma análise das pesquisas brasileiras sobre essa temática, a partir do levantamento realizado no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse levantamento foram analisados os textos cujos autores relacionaram a Etnomatemática, a Etnomodelagem, a Agricultura Familiar e a Produção de Arroz. O resultado dessa análise evidencia que existem poucas pesquisas sobre a temática proposta, sendo que todas as investigações pesquisadas foram desenvolvidas em Programas de Mestrado. Esses resultados também mostram que há uma lacuna na condução de produções que relacionam a Etnomatemática com a Modelagem para estudar a abordagem dialógica da Etnomodelagem. Com relação à Agricultura Familiar e a produção de Arroz, as investigações pesquisadas estudam temas que buscam aproximar a Matemática escolar/acadêmica do cotidiano dos membros de grupos culturais distintos.
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    Etnomatemática e educação inclusiva : reflexões sobre a ação pedagógica.
    (2023) Silva, Giovana Aparecida Pereira da; Rosa, Milton
    A inclusão pode ser considerada como um processo que auxilia os alunos a superarem barreiras que limitam a sua presença, participação e conquistas na sociedade. Esse paradigma educacional discute sobre a importância de que as instituições escolares se adaptem a todos os alunos para que possam se posicionar como um movimento direcionado para um processo ético que parte de um princípio democrático educativo para todos. Consequentemente, há a necessidade da proposição de uma ação pedagógica que possa conscientizar que o conhecimento matemático produzido no dia a dia é diferente daquele praticado no ambiente escolar, sendo que essa distinção pode proporcionar a compreensão de situações-problema que são relevantes para a compreensão sobre a importância da realização de uma ação pedagógica inclusiva no sistema educacional por meio da contextualização das situaçõesproblema propostas em sala de aula. Assim, a Educação Matemática e a Inclusão podem ser aliadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática e de suas dimensões.
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    O profeta Abdias, os etnomodelos e o número de ouro.
    (2023) Delfiol, Tatiana de Andrade Aguilar; Rosa, Milton
    A escultura do Profeta Abdias é parte do conjunto arquitetônico dos 12 Profetas de Aleijadinho, que estão localizados no adro da igreja do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, Brasil. Ao realizar um trabalho de humanização dessas 12 obras de arte por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, o processo de matematização com a elaboração de etnomodelos mostrou que as proporções corporais desse Profeta se aproximam do número de ouro. Assim, o presente artigo é um fragmento de uma pesquisa em Etnomodelagem que foi desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto, no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, que buscou verificar as proporções corporais dos Profetas de Aleijadinho, por meio do processo de humanização dessas estátuas, utilizando os conteúdos escolares/acadêmicos de razão, proporção e escala em uma abordagem dialógica por meio da elaboração de etnomodelos.
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    Investigando o cubo mágico no desenvolvimento de conteúdos da geometria euclidiana por meio das perspectivas sociocultural/crítica da modelagem matemática e da etnomatemática.
    (2023) Lopes, Paulo Victor Clark; Rosa, Milton
    O principal objetivo do estudo descrito neste artigo é verificar como a utilização lúdica do Cubo Mágico como um recurso mediador pode auxiliar no desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana referentes aos conteúdos relacionados com a geometria plana e espacial, que envolvem os conceitos intuitivos, a área, o perímetro de figuras planas e o volume de sólidos geométricos para alunos matriculados em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental. Essa temática é relevante, pois pode contribuir para o desenvolvimento de um processo metodológico diferenciado por meio da utilização de materiais manipulativos para o desenvolvimento de conteúdos geométricos. Para os professores, essa ação pedagógica é considerada como um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Geometria, pois a utilização desses materiais pode possibilitar a assimilação dos conteúdos geométricos pelos alunos. Para a comunidade escolar, essa investigação pode contribuir para o desenvolvimento geométrico dos alunos, pois quando conseguem assimilar os conteúdos estudados na Geometria, relacionando-os com o próprio contexto, os estudantes podem aplicar esses conhecimentos nas atividades realizadas no cotidiano. Então, os resultados obtidos na condução desse estudo podem auxiliar os alunos no entendimento dos conteúdos geométricos e a sua conexão com as vivências diárias por meio da utilização do Cubo Mágico nessa ação pedagógica fundamentada nas perspectivas sociocultural/crítica da Modelagem Matemática e da Etnomatemática.
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    Uma análise etnomatemática das danças tradicionais de Costa Rica : um caso específico da dança afro-caribenha de Palo de Mayo.
    (2023) Quesada Segura, Steven Eduardo; Rosa, Milton
    Os saberes e fazeres etnomatemáticos que podem estar presentes nas danças tradicionais podem ser entendidos como práticas socioculturais que promovem o fortalecimento da criatividade dos membros dos grupos culturais que as praticam, bem como contribuem para a valorização e o respeito aos procedimentos que são desenvolvidos localmente, haja vista que oferecem uma visão holística da humanidade. Nesse contexto, a Etnomodelagem é concebida como a tradução de ideias, procedimentos e técnicas matemáticas por meio de processos próprios de matematização do conhecimento matemático local, que possibilitam a elaboração de etnomodelos para representar essas práticas por meio de sua contextualização no próprio entorno sociocultural. Assim, este estudo objetiva investigar os sistemas de símbolos e artefatos que são concebidos nas danças folclóricas, haja vista que busca realizar uma descrição de etnomodelos relacionados à coreografia da dança tradicional afrodescendente de Palo de Mayo, que culturalmente representa a província de Limón, na Costa Rica. Os dados coletados estão sendo analisados por meio da codificação aberta com a identificação dos códigos preliminares, que foram agrupados conforme os conceitos semelhantes que originaram a identificação das categorias conceituais com relação à entrevista conduzida com um antropólogo que também é diretor e coreógrafo de danças tradicionais em Costa Rica.
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    Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem : investigações brasileiras e internacionais.
    (2022) Rosa, Milton
    A literatura brasileira e internacional na área da Educação Matemática é composta por um amplo conjunto bibliográfico e teórico de produções que discutem tendências diversas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática como a Resolução de Problemas, as Tecnologias em Educação Matemática, a História da Matemática, a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Existe a necessidade de destacarmos que essa literatura mostra que existe uma quantidade crescente de pesquisas envolvendo ações pedagógicas em sala de aula que propiciam o desenvolvimento de discussões relacionadas com as conexões entre as bases teóricas e as práticas que envolvem duas ou mais dessas tendências. Dessa maneira, é importante buscarmos uma abordagem metodológica que destaca a complementaridade entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomodelagem. Os principais resultados da pesquisa documentada neste artigo mostram que a Etnomodelagem é considerada como uma proposta metodológica para a ação pedagógica da Matemática, pois a sua premissa está relacionada com a valorização dos saberes/fazeres desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Esses conhecimentos matemáticos locais se originam em diferentes culturas, podendo ser traduzidos para outros sistemas de conhecimento matemático, como, por exemplo, os domínios: escolar e acadêmico, visando promover a valorização e o respeito à diversidade da cultura local por meio do dinamismo cultural.
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    Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
    (2022) Anjos, Isabela Matias dos; Santos, Marli Regina dos
    Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.
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    Conhecimento pré-predicativo : compreensões quanto à ideia de ângulo.
    (2022) Santos, Marli Regina dos
    Nos mais diversos momentos, estamos imersos em situações nas quais podemos mobilizar conhecimentos que remetem à estreita relação entre a espacialidade vivenciada pelo sujeito no seu dia a dia e a Geometria enquanto ciência dedutiva. Este artigo se volta para essa relação ao colocar em destaque o conhecimento pré-predicativo, abordado por Merleau-Ponty como um modo de compreensão, temporal e espacialmente localizado, que tem como cerne os sentidos que se dão na vivência do mundo-vida e que se constituem de modo espontâneo, ao estarmos com o outro experienciando o espaço intersubjetivo. O texto dialoga com as ideias trazidas pelo filósofo e por outros autores que se atentam para o conhecimento pré-predicativo e, em conexão com esse diálogo, apresenta um recorte de uma pesquisa com calouros de uma graduação em matemática na qual se destacou uma discussão em torno da ideia de ângulo. As manifestações e interações ocorridas avançaram em direção aos sentidos e significados espontaneamente explicitados por eles, sem a pretensão de chegar a uma definição matematicamente estabelecida do conceito, mas na perspectiva dos entendimentos que dizem de uma produção dada nas vivências, ao experienciarem um solo comum. Indagando as ideias nucleares que permeiam as compreensões explicitadas, destacam-se entendimentos quanto à produção geométrica dada na temporalidade e espacialidade das relações intersubjetivas do mundo-vida, historicamente constituído em sua objetividade dinâmica, indicando possibilidades para o trabalho pedagógico.
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    Percepções de graduandos da modalidade EaD no pré pandemia e perspectivas com a experiência de ensino remoto.
    (2022) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dos
    A experiência de ensino remoto emergencial, dada por ocasião da pandemia de Covid, trouxe ressignificações para o ensino e a aprendizagem das diversas disciplinas, nos diferentes níveis e modalidades. Considerando que ela também reverberou nas discussões e práticas relativas à EaD, neste artigo promovemos algumas aproximações entre ambas, refletindo sobre a percepção, previamente à pandemia, de estudantes de graduação da modalidade EaD quanto ao seu curso e, com base na análise das respostas e na discussão com autores que tratam da EaD e/ou do Ensino Remoto, sinalizamos correlações visando refletir sobre o ensino não presencial no pós pandemia, enfatizando o papel das TDIC na sua implementação e a importância da EaD na democratização do ensino.
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    Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
    (2023) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Januario, Gilberto; Santos, Francely Aparecida dos
    Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.
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    Professores de matemática e materiais curriculares : os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência.
    (2022) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Januario, Gilberto; Santos, Francely Aparecida dos
    Neste artigo, tomamos como objetivo analisar como os recursos dos professores e dos materiais implicam diferentes tipos de usos dos materiais curriculares e compreender como esses recursos interagem com affordance e agência. Para este fim, nos subsidiamos metodologicamente nos conceitos de sentido e significado. Os procedimentos metodológicos estão conectados à ideia de Núcleos de Significação para apreensão dos sentidos dos discursos de quatro professores que ensinam Matemática na escola lócus da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grupo pelos professores. A análise resultou de três núcleos de significação: o perfil dos estudantes e a realidade de sala de aula como agência; affordances em interação com os recursos dos professores; e recursos dos professores e dos materiais em interação com affordance e agência. Os resultados indicam que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; e que a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimula a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado.
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    Perspectives for mathematics education in higher education from research on modeling in differential equations teaching.
    (2023) Reis, Frederico da Silva; Araújo, Sebastião Aparecido de
    The present article introduces perspectives for investigating Mathematics Education in Higher Education based on qualitative research that analyzed the potential contributions of Mathematical Modeling assignments about population growth for Differential Equations learning. Participants were students in the Mathematics Degree program at a private university in the interior of the Brazilian state of Minas Gerais, enrolled in a Differential Equations course taught remotely because of the Covid-19 pandemic. Based on the results, the Modeling assignments contributed to re- signifying concepts and applications of Ordinary Differential Equations and developing a critical perspective among future Mathematics teachers, mainly about issues such as citizenship, social inequality, and the social role of Mathematics itself. We aimed at seeking future perspectives for investigations about Mathematics Education in Higher Education based on the aforementioned contributions.
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    Um passeio pelas olimpíadas de matemática : das origens aos atuais cenários no mundo e no Brasil.
    (2023) Torrente, Carlos Roberto; Reis, Frederico da Silva
    O presente artigo apresenta uma pesquisa teórico-bibliográfica que objetiva fazer um breve passeio pelas Olimpíadas de Matemática. Iniciamos pelas suas origens, desde o século XVI, período do renascimento no qual alguns matemáticos protagonizaram disputas públicas que originaram as competições matemáticas, perpassamos pelo século XX, quando as Olimpíadas de Matemática ganharam proporções internacionais e desembocamos nos dias atuais, apresentando as principais olimpíadas realizadas no cenário internacional, destacando as principais competições realizadas no Brasil, dando uma ênfase maior à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que, atualmente, constitui-se numa das maiores Olimpíadas de Matemática do mundo. Como conclusões, valemo-nos de nossa experiência na Coordenação Regional da OBMEP e na realização de Olimpíadas Regionais de Matemática para tecer algumas considerações sobre o papel das olimpíadas como instrumentos de incentivo ao ensino e à aprendizagem de Matemática.
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    A mobilização de processos do pensamento matemático avançado na resolução de questões da OBMEP.
    (2023) Torrente, Carlos Roberto; Reis, Frederico da Silva
    Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a mobilização dos processos mentais de representação e de abstração característicos do Pensamento Matemático Avançado (PMA), na resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir da análise das resoluções da prova de 2ª fase do Nível 3 da edição de 2021 da OBMEP, feitas por 5 alunos do Ensino Médio, medalhistas de ouro da Região dos Vales, localizados no interior de Minas Gerais. A análise evidenciou a mobilização dos seguintes processos característicos do PMA: representação simbólica, mudança de representações e tradução entre elas, visualização, modelação, sintetização e generalização. As conclusões da pesquisa apontam para a potencialização do desenvolvimento do PMA a partir da resolução de questões da OBMEP, especialmente, pela possibilidade de mobilização dos processos de modelação, sintetização e generalização em atividades matemáticas não rotineiras no cotidiano escolar.
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    Remote teaching of differential equations for engineering : modeling the spread of an epidemic.
    (2022) Lopes, Aldo Peres Campos e; Reis, Frederico da Silva
    OBJECTIVE: To investigate the possible contributions of mathematical modeling remote activities—due to the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic—to learn differential equations. METHODS: The qualitative research was conducted with 117 students from 9 engineering programs at a federal university located in the state of Minas Gerais, Brazil, enrolled in the class Differential Equations I, in the first term of 2020. As for research methodology, mathematical modeling activities were planned from themes involving first and second order ordinary differential equations. These were developed and recorded on Google Meet and were subsequently evaluated by the participating students through a questionnaire. RESULTS: Results allowed us to indicate that the activities of the remote class shaped rich opportunities for students’ motivation, allowed a unique exploration regarding the application of mathematical content related to first and second order ordinary differential equations, especially an activity which demanded modeling the spread of an epidemic, and also fostered a critical, albeit incipient, interpretation of reality. In addition, the results section sheds light on the challenges presented to students both in the academic context, from the institutional imposition of remote education, and in the social context, from the conditions prescribed by the pandemic that revealed massive socioeconomic differences among students. CONCLUDING REMARKS: The conclusions point to the importance of reflecting on the possible implications of the (post)pandemic context for the paths of current research in mathematics education, especially in Higher Education.
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    Contributions of mathematical modelling for learning differential equations in the remote teaching context.
    (2022) Lopes, Aldo Peres Campos e; Reis, Frederico da Silva
    Background: The study of the use of Mathematical Modeling as a pedagogical alternative has been an emerging research topic and it is directly linked to the importance of improving the teaching and learning of Mathematics and the development of skills. However, few researches in Mathematics Education have been dedicated to investigating the use of Modeling in the Differential Equations course and in the pandemic context. Objectives: Identify and analyse the possible contributions of mathematical modelling activities, in the aspects related to learning and the development of criticality in Engineering students. Design: The research is qualitative in its methodological assumptions, designed from the development, execution, and assessment of four mathematical modelling activities involving 1st and 2nd order ordinary differential equations. Setting and participants: The activities were carried out with 117 undergrad students from nine Engineering degrees at a federal university in the countryside of the state of Minas Gerais (Brazil), enrolled in the Differential Equations I course, in the 1st semester of 2020. Data collection and analysis: Data were collected through the activities carried out, the recording of classes taught remotely, and assessment questionnaires, being analysed through a categorisation made from the confrontation with the theoretical framework that underpinned the research. Results: The results allow us to state that the mathematical modelling activities carried out are rich opportunities for students’ motivation and learning, allowing for a differentiated exploration of the applications of the mathematical contents involved, contributing to a critical interpretation of reality, albeit in an incipient way. Conclusions: Based on the research carried out, we can conclude by highlighting the importance of current and future research in mathematics education in higher education, pointing to a teaching of differential equations that breaks with the traditional model of formula tables and methods of resolution.
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    Reflections on the use of self-handicapping strategies in mathematics : literature review.
    (2023) Torisu, Edmilson Minoru; Viana, Marger da Conceição Ventura
    Self-handicapping strategies are performance configuration actions or choices capable of increasing individuals’ opportunity to externalize (or excuse) failure and to internalize (accept credit for) success. They involve creating or declaring obstacles, either real or fictitious, before accomplishing a given task in order to justify individuals’ likely poor performance and to reduce their accountability for a likely failure. The aim of the current research isto present reflections about ten studies focused on investigating the use of self-handicapping strategies in Mathematics; the analyzed studies were selected in SciELO, PsycINFO and ERIC databases. Results have evidenced several factors contributing to the adoption of self-handicapping strategies in Mathematics, such as classroom environment and support provided to students by teachers. Moreover self- esteem and self-efficacy, which can affect one’s option for using self- handicapping strategies, were key variables to help better understanding the adoption of these strategies.