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Título: Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
Título(s) alternativo(s): Prospective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra.
Autor(es): Silva, Juliano Pereira da
Moreira, Plínio Cavalcanti
Palavras-chave: Educação matemática
Educação algébrica escolar
Currículo
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).
Resumo em outra língua: We report research on Prospective Mathematics Teacher Education, focusing on how well the kind of algebra knowledge presented in a Teacher Education Program fits the corresponding knowledge required in school teaching practice. We compared the subject-matter knowledge recommended by a prescribed curriculum of a Mathematics Teacher Education Program in Brazil with the algebra knowledge usually required in school teaching practice. Results pointed to a significant gap between the demands of school teaching practice and knowledge prescribed by the examined curriculum. Data analysis indicates a prioritization of strictly academic mathematics by the Teacher Education Program, while school teaching practice demands a more temporally and contextually situated algebra knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980
DOI: http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258
ISSN: 2359-2842
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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