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Título : Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea.
Otros títulos : Milton Hatoum and contemporary Brazilian fiction.
Autor : Gonçalves, Dayane de Oliveira
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Palabras clave : Recepção
Modernismo
Memória
Reception
Modernism
Fecha de publicación : 2020
Citación : GONÇALVES, D. de O.; GAMA, M. F. R. Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 77-88, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso constrói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária deixam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lançamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
metadata.dc.description.abstracten: What are the characteristics most perceived and valued by critics and how does this build a reading expectation for an author’s first novel? Although critics of contemporary Brazilian literature are almost unanimous regarding the variety of fictional proposals, the ways of understanding literary practice reveal the values and mechanisms of reception of literary works. From two criticisms of Milton Hatoum’s Relato de um certo Oriente (1989), made at the time of its release, written by Flora Süssekind and Silviano Santiago, we investigate how some assumptions construct a disappointed rating. The disappointment refers mainly to a perception that Hatoum’s work would not effect essential breaks with modernist fiction, this aspect is more accentuated as a problem in Silviano Santiago’s postmodern criticism.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14822
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10979
ISSN : 1984-4018
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