Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14822
Título: Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea.
Título(s) alternativo(s): Milton Hatoum and contemporary Brazilian fiction.
Autor(es): Gonçalves, Dayane de Oliveira
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Palavras-chave: Recepção
Modernismo
Memória
Reception
Modernism
Data do documento: 2020
Referência: GONÇALVES, D. de O.; GAMA, M. F. R. Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 77-88, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso constrói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária deixam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lançamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
Resumo em outra língua: What are the characteristics most perceived and valued by critics and how does this build a reading expectation for an author’s first novel? Although critics of contemporary Brazilian literature are almost unanimous regarding the variety of fictional proposals, the ways of understanding literary practice reveal the values and mechanisms of reception of literary works. From two criticisms of Milton Hatoum’s Relato de um certo Oriente (1989), made at the time of its release, written by Flora Süssekind and Silviano Santiago, we investigate how some assumptions construct a disappointed rating. The disappointment refers mainly to a perception that Hatoum’s work would not effect essential breaks with modernist fiction, this aspect is more accentuated as a problem in Silviano Santiago’s postmodern criticism.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14822
DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10979
ISSN: 1984-4018
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MiltonHatoumFicção.pdf133,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.