Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12749
Title: Quando os esforços são grandes, mas não suficientes : o caso de jovens que abandonaram os estudos.
Other Titles: When efforts are great, but not enough : the case of young people who dropped out of school.
Authors: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Prado, Giovani Barbosa
Keywords: Camadas populares
Práticas educativas
Relação família - escola
Issue Date: 2019
Citation: COUTRIM, R. M. da E.; PRADO, G. B. Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 44, p. 141-160, jun. 2019. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/2509>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: A ampliaça o do ensino formal no se culo XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde enta o, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, pore m irreversí vel, nas pra ticas familiares. Este trabalho e fruto de uma pesquisa sobre a constituiça o das pra ticas e saberes voltados ao processo de escolarizaça o de duas geraço es de famí lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as pra ticas educativas e as transmisso es familiares em duas geraço es subsequentes de famí lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, ale m da pesquisa documental, foram feitas entrevistas com pais e filhos de tre s famí lias de baixa renda. As entrevistas foram analisadas considerando a contextualizaça o e a lo gica interna dos pro prios depoentes e do grupo. O presente artigo traz a ana lise dos depoimentos de tre s jovens adultos da segunda geraça o que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposiço es e o envolvimento familiar no processo de escolarizaça o dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilizaça o de diferentes agentes internos e externos a famí lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, pore m, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens viram-se forçados a deixar seus estudos precocemente.
metadata.dc.description.abstracten: The expansion of formal education in the twentieth century in Brazil affected the whole society. Since then, the school has been interfering in more or less subtle ways, but irreversible in family practice. This paper is result of a research on the constitution of practices and knowledge, focused on the schooling process of working class families in two generations. The research aimed to know the educational practices and family transfers in two subsequent generations of low-income families left school. The approach was qualitative and beyond the documentary research were made interviews with parents and children of three low-income families. The interviews were analyzed considering the contextualization and the internal logic of the own deponents and the group. In this article it was analyzed the speech of three young adults from the second generation. It sought to know the family rules and involvement in the educational process of them. The survey revealed that, even with low level of education, the families values the school. There was mobilization of different internal and external agents of the family to keep the children studying; however, despite of all efforts in face of real and immediate difficulties, these young people were forced to leave their studies early.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12749
metadata.dc.identifier.doi: htpp://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.53
ISSN: 2238-1279
metadata.dc.rights.license: Este artigo está sob a Licença Creative Commons – Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: o próprio artigo.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_QuandoEsforçosSão.pdf742,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.