Quando os esforços são grandes, mas não suficientes : o caso de jovens que abandonaram os estudos.

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Data
2019
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Resumo
A ampliaça o do ensino formal no se culo XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde enta o, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, pore m irreversí vel, nas pra ticas familiares. Este trabalho e fruto de uma pesquisa sobre a constituiça o das pra ticas e saberes voltados ao processo de escolarizaça o de duas geraço es de famí lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as pra ticas educativas e as transmisso es familiares em duas geraço es subsequentes de famí lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, ale m da pesquisa documental, foram feitas entrevistas com pais e filhos de tre s famí lias de baixa renda. As entrevistas foram analisadas considerando a contextualizaça o e a lo gica interna dos pro prios depoentes e do grupo. O presente artigo traz a ana lise dos depoimentos de tre s jovens adultos da segunda geraça o que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposiço es e o envolvimento familiar no processo de escolarizaça o dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilizaça o de diferentes agentes internos e externos a famí lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, pore m, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens viram-se forçados a deixar seus estudos precocemente.
Descrição
Palavras-chave
Camadas populares, Práticas educativas, Relação família - escola
Citação
COUTRIM, R. M. da E.; PRADO, G. B. Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 44, p. 141-160, jun. 2019. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/2509>. Acesso em: 03 jul. 2020.