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Title: Longevidade escolar em alunos de camadas populares : fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros.
Other Titles: School longevity in low-income families : explanatory factors of the phenomenon in Brazilian studies.
Authors: Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Keywords: Ensino superior
Trajetória escolar
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, A. S. R. de; NOGUEIRA, M. de O. e. Longevidade escolar em alunos de camadas populares: fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 10, n. e-019034, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7097>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents the results of a literature review on the explanatory factors associated to the school longevity of students of popular classes in the Brazilian context. Thus, articles, dissertations and theses published in the period from 1990 to 2014 were consulted. As a result, it was noticed that the researches about the subject tend to explain the school longevity in popular strata from eight main explanatory categories: (a) family practices of schooling; (b) individual mobilization; (c) share capital; (d) unique socioeconomic characteristics; (e) school influence; (f) teacher influence; (g) constituted dispositions; and (h) occurrence of favorable circumstances: partial school successes and random events.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12723
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097
ISSN: 2178-8359
metadata.dc.rights.license: This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
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