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dc.contributor.authorOliveira, Anandra Santos Ribeiro de-
dc.contributor.authorNogueira, Marlice de Oliveira e-
dc.date.accessioned2020-09-10T19:57:22Z-
dc.date.available2020-09-10T19:57:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. S. R. de; NOGUEIRA, M. de O. e. Longevidade escolar em alunos de camadas populares: fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 10, n. e-019034, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7097>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2178-8359-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12723-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTrajetória escolarpt_BR
dc.titleLongevidade escolar em alunos de camadas populares : fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros.pt_BR
dc.title.alternativeSchool longevity in low-income families : explanatory factors of the phenomenon in Brazilian studies.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseThis work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article presents the results of a literature review on the explanatory factors associated to the school longevity of students of popular classes in the Brazilian context. Thus, articles, dissertations and theses published in the period from 1990 to 2014 were consulted. As a result, it was noticed that the researches about the subject tend to explain the school longevity in popular strata from eight main explanatory categories: (a) family practices of schooling; (b) individual mobilization; (c) share capital; (d) unique socioeconomic characteristics; (e) school influence; (f) teacher influence; (g) constituted dispositions; and (h) occurrence of favorable circumstances: partial school successes and random events.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097pt_BR
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