Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11563
Título : Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos : contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa.
Otros títulos : Parents teachers and the involvement with the children education : contributions of the sociological literature in Portuguese, English and French.
Autor : Nogueira, Marlice de Oliveira e
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palabras clave : Práticas educativas
Estado da arte
Educational practices
State of art
Fecha de publicación : 2018
Citación : NOGUEIRA, M. de O. e; COUTRIM, R. M. da E. Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa. Horizontes, v. 36, n. 2, p. 73-85, 2018. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/533/299>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumen : Este artigo apresenta resultados de uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática “pais professores” em língua portuguesa, inglesa e francesa. Os resultados apresentados são frutos de um esforço para se conhecer o que tem sido investigado principalmente nos últimos anos no Brasil e em outros países sobre o tema e que corroboram a tese de um efeito pai professor na vida escolar dos filhos. A sua relevância está na problematização da escolarização de uma determinada categoria profissional – a docência – e na contribuição para a ampliação dos estudos sobre as estratégias de mobilização familiar em prol da escolarização da prole.
metadata.dc.description.abstracten: This article aims to bring the results of an extensive bibliographical research on the theme 'parents teachers' in portuguese, english and french. The results presented are the result of an effort to find out what has been investigated mainly in recent years in Brazil and in other countries on the subject and the results help to corroborate the thesis of the “teacher parent effect” in the school life of the children. The relevance of the research is in the problematization of the schooling of a certain professional category - teaching - and in the contribution to the expansion of the studies on the relation between families and schooling considering the strategies of family mobilization in favor of the schooling of children.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11563
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.533
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Horizontes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Horizontes <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/index>. Acesso em: 27 jan. 2017.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PaisProfessoresEnvolvimento.pdf272,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.