Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11248
Título : O processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro.
Autor : Silva, Jarbas da Cunha e
Tonini, Adriana Maria
Palabras clave : Educação em engenharia
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Saberes do engenheiro
Fecha de publicación : 2018
Citación : SILVA, J. da C. e; TONINI, A. M. O processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 364-385, set./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6680>. Acesso em: 09 maio 2019.
Resumen : Este artigo objetiva compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências na educação em engenharia viabilizado por uma pedagogia ativa. Considerou-se competências como um conjunto de saberes e capacidades configuradas em: o saber fazer – vinculado às habilidades técnicas; saber pensar – vinculado aos conhecimentos técnicos e às habilidades cognitivas; e o saber ser e agir – vinculados às atitudes, estes incorporados no processo de aprendizagem. Baseou-se fundamentalmente na teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey, bem como seus desdobramentos prático pedagógicos viabilizados pela abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa é de natureza analítica e busca verificar a vinculação de uma abordagem ativa com o desenvolvimento de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro contemporâneo.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11248
ISSN : 1982-873X
metadata.dc.rights.license: Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 ago. 2017.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ProcessoEducativoBaseado.pdf770,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.