Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11248
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jarbas da Cunha e-
dc.contributor.authorTonini, Adriana Maria-
dc.date.accessioned2019-05-09T15:23:36Z-
dc.date.available2019-05-09T15:23:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, J. da C. e; TONINI, A. M. O processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 364-385, set./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6680>. Acesso em: 09 maio 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1982-873X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11248-
dc.description.abstractEste artigo objetiva compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências na educação em engenharia viabilizado por uma pedagogia ativa. Considerou-se competências como um conjunto de saberes e capacidades configuradas em: o saber fazer – vinculado às habilidades técnicas; saber pensar – vinculado aos conhecimentos técnicos e às habilidades cognitivas; e o saber ser e agir – vinculados às atitudes, estes incorporados no processo de aprendizagem. Baseou-se fundamentalmente na teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey, bem como seus desdobramentos prático pedagógicos viabilizados pela abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa é de natureza analítica e busca verificar a vinculação de uma abordagem ativa com o desenvolvimento de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro contemporâneo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação em engenhariapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectSaberes do engenheiropt_BR
dc.titleO processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAutores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 ago. 2017.pt_BR
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessoEducativoBaseado.pdf770,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.