Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17152
Título: Análise da implementação do subprojeto matemática do programa residência da UFOP : contextos, ações e desafios.
Título(s) alternativo(s): Análisis de la implementación de la subproyecto de matemáticas del programa de residencia de UFOP : contextos, acciones y retos.
Analysis of the implementation of the mathematics subproject of the residence program of UFOP : contexts, actions and challenges.
Autor(es): Souza, Guilherme Oliveira de
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Programa residência pedagógica
Formação inicial de professores
Licenciatura em matemática
Data do documento: 2022
Referência: SOUZA, G. O. de; TINTI, D. da S. Análise da implementação do subprojeto matemática do programa residência da UFOP: contextos, ações e desafios. Revista @mbienteeducação, v. 15, artigo e022019, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/download/1158/991>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar as ações de implementação do subprojeto Matemática do PRP/UFOP ao longo do primeiro módulo. Inicialmente realizamos um estudo sobre a noção de Residência Pedagógica bem como de projetos que foram propostos com essa perspectiva. Para compor a experiência do desenvolvimento das atividades do subprojeto da Matemática, analisamos os relatórios mensais de um dos residentes que, para manter o anonimato, o denominamos “Residente A”. Desse modo, foram analisados 5 relatórios do Residente A buscando identificar as ações que foram realizadas. A análise dos relatórios apresentou como resultados que as ações desenvolvidas foram as que se mostraram possíveis e que, na medida do possível, propiciassem momentos de aprendizagem para os alunos da Educação Básica. Além disso, no que tange às atividades de regência remota, entende-se que o uso de mídias digitais possui um enorme potencial de dinamizar o conhecimento e proporcionar maior eficiência às práticas educacionais.
Resumo em outra língua: El objetivo de la investigación fue investigar las acciones de implementación del subproyecto Matemáticas del PRP/UFOP a lo largo del primer módulo. Inicialmente, realizamos un estudio sobre la noción de Residencia Pedagógica así como sobre los proyectos que se propusieron con esta perspectiva. Para componer la experiencia de desarrollo de las actividades del subproyecto Matemáticas, analizamos los informes mensuales de uno de los residentes que, para mantener el anonimato, lo llamamos “Residente A”. Así, se analizaron 5 informes del Residente A con el fin de identificar las acciones que se llevaron a cabo. El análisis de los informes arrojó que las acciones desarrolladas fueron las que resultaron posibles y que, en la medida de lo posible, propiciaron momentos de aprendizaje para los estudiantes de Educación Básica. Además, en lo que respecta a la realización de actividades a distancia, se entiende que el uso de los medios digitales tiene un enorme potencial para potenciar el conocimiento y dotar de mayor eficiencia a las prácticas educativas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17152
ISSN: 1982-8632
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseImplementaçãoSubprojeto.pdf347,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.