Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15849
Título: Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I.
Autor(es): Deodato, André Augusto
Palavras-chave: Docência no Ensino Superior
Sala de aula de Matemática
Licenciatura em Matemática
Teoria Histórico-Cultural da Atividade
Data do documento: 2020
Referência: DEODATO, A. A. Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 673-694, 2020. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10540>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: No curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Dentre os resultados caracterizados neste relato, destaca-se que foram identificados indícios de processos expansivos na atividade do professor da disciplina e na atividade de um dos licenciandos. Destaca-se ainda que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes.
Resumo em outra língua: In the course of Mathematics Teaching in the Federal University of Ouro Preto, present modality, students of the 4th semester attend a course entitled High School Practice I. This experience report aims to describe the construction process and the development of the planning of the referred one and to analyze contributions of this discipline to both the teacher and the undergraduate. The empirical material analyzed was produced by the teacher during the course development. The organization and analysis of this material is based theoretically and methodologically on the Cultural-Historical Activity Theory. We analyzed a situation that occurred during the development of the High School Practice I discipline, which illustrates how the relationship between planning and everyday challenges can contribute to the start of expansive minicycles in the activity. Among the results characterized in this report, it is highlighted that evidence of expansive processes was identified in the activity of the professor of the discipline and in the activity of one of the undergraduate students. It is also highlighted that it was possible to identify reverberations of the classes in the written productions of the mentioned students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15849
DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10540
ISSN: 2595-7376
Licença: O periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1940>. Acesso em: 27 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperiênciasPlanejamentoDisciplina.pdf752,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.