Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Dentre os resultados caracterizados neste relato, destaca-se que foram identificados indícios de processos expansivos na atividade do professor da disciplina e na atividade de um dos licenciandos. Destaca-se ainda que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes.
Descrição
Palavras-chave
Docência no Ensino Superior, Sala de aula de Matemática, Licenciatura em Matemática, Teoria Histórico-Cultural da Atividade
Citação
DEODATO, A. A. Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 673-694, 2020. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10540>. Acesso em: 06 jul. 2022.