Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14663
Title: Metodologias ativas no ensino de matemática : o que dizem as pesquisas?
Other Titles: Active methodologies in mathematics teaching : what does research report?
Authors: Altino Filho, Humberto Vinício
Nunes, Célia Maria Fernandes
Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Educação matemática
Mathematical education
Issue Date: 2020
Citation: ALTINO FILHO, H. V.; NUNES, C. M. F.; FERREIRA, A. C. Metodologias ativas no ensino de matemática: o que dizem as pesquisas?. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 1, p. 172-184, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/1705#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20das%20pesquisas%20aponta,da%20Peer%20Instruction%2C%20por%20exemplo.>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: As metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias têm por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.
metadata.dc.description.abstracten: Active learning methodologies are in evidence in educational debates. Such methodologies aim to develop the necessary skills and competences in contemporary society, based on the idea of the student as the protagonist in the teaching and learning process. In this papper, an analysis of the Brazilian production on the use of active methodologies in the teaching of mathematics is presented, based on the consultation of the thesis and dissertation database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). The analysis of the research points to the use of proposals to insert active methods into the Mathematics classroom in general, presenting applications from Team Based Learning, Just-in-Time-Teaching and Peer Instruction, for example.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14663
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1705
ISSN: 1808-6136
metadata.dc.rights.license: O periódico Pensar Acadêmico permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2693>. Acesso em: 23 maio 2021
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MetodologiasAtivasEnsino.pdf271,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.