Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre as contribuições da utilização do software GeoGebra aos processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. A fundamentação teórica se deu em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se buscou a compreensão de professores de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Foram elaboradas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribuiu para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange à construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise.
Descrição
Palavras-chave
Mathematics education in higher education, Educação matemática no ensino superior
Citação
OLIVEIRA, J. L. de; REIS, F. S. Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real. Vidya, Santa Maria, v. 37, p. 417-434, 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2049>. Acesso em: 16 jun. 2018.