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Title: A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor de Kierkegaard.
Authors: Nogueira, Simone Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
Keywords: Sedução na literatura
Issue Date: 2014
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
Pimenta Neto, Olímpio José
Culleton, Alfredo Santiago
Citation: NOGUEIRA, Simone Monteiro. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor de Kierkegaard. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Abstract: O presente trabalho tem como proposta analisar a narrativa da obra Diário de um Sedutor que, a partir de uma reflexão da existência, constitui-se em um espiral de poesia, linguagens e encantamento. Kierkegaard, dentro de um jogo de sedução, utilizase da liberdade da escrita para convidar o personagem Johannes a ser o coautor dessa literatura em que a poesia é elemento fundamental para a interposição de novos personagens, através do jogo dos espelhos poéticos, prospectos de encontro e (des)encontros consigo mesmo. A presente análise nos levou a perceber como a obra trabalha com as diversas faces do indivíduo, sendo a angústia o sentido lúdico utilizado como forma de despertar no outro, seja autor, vítima ou leitor, a noção de crise desenvolvida pelo sujeito. O leitor, personagem intrigante da obra e cúmplice das artimanhas do autor, participa dos registros do diário, encarando as estratégias como necessidade de novas escolhas de uma crise interpretativa da existência. O presente estudo também estabelece um vínculo reflexivo com a obra Ligações Perigosas, de autoria de Choderlos de Laclos, como forma de analisar tanto na primeira, como nesta obra os aspectos textuais que revelam as artimanhas do jogo de sedução proposto pelos autores de ambas. As obras analisadas, construídas em forma de diário ou cartas-diário, revelam, através da pseudonímia, o jogo empreendido pelo esteta que, no estádio estético, subjuga sua vítima, seduzindo-a e fazendo-se seduzir.
metadata.dc.description.abstracten: The present work has as a proposal to analyse the narrative of the work Diary of a Seducer that, through a reflection of existence, constitutes in a spiral of poetry, languages and enchantment. Produced by Kierkegaard that, within a game of seduction, uses the freedom of writing to invite the character Johannes being the co-author of this literature in that poetry is a fundamental element for the filing of new characters, through a game of poetic mirrors, prospect of encounter and mismatch with yourself. This analysis has led us to understand how the work discusses with the various faces of the individual, and the anguish the playful sense used as a way of awakening the other, whether author, victim or reader, the notion of crisis developed by subject. The reader, intriguing character of the work and accomplice of the author's antics, participates in the daily logs, viewing the strategies as need for new choices of an interpretative crisis of existence. The present study also establishes a reflective link with the work Dangerous Liaisons, authored by Choderlos de Laclos, as a way to analyze so much at first, as in this other work the textual aspects which reveal the tricks of the game of seduction proposed by both authors. The works analyzed, built in the form of a diary or journal letters, reveal through the pseudonymity, the game undertaken by aesthete who, in the aesthetic stage, subdues his victim, seducing her and pretending to seduce.
Description: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9989
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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