A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor de Kierkegaard.
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Data
2014
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Resumo
O presente trabalho tem como proposta analisar a narrativa da obra Diário de um
Sedutor que, a partir de uma reflexão da existência, constitui-se em um espiral de
poesia, linguagens e encantamento. Kierkegaard, dentro de um jogo de sedução, utilizase
da liberdade da escrita para convidar o personagem Johannes a ser o coautor dessa
literatura em que a poesia é elemento fundamental para a interposição de novos
personagens, através do jogo dos espelhos poéticos, prospectos de encontro e
(des)encontros consigo mesmo. A presente análise nos levou a perceber como a obra
trabalha com as diversas faces do indivíduo, sendo a angústia o sentido lúdico utilizado
como forma de despertar no outro, seja autor, vítima ou leitor, a noção de crise
desenvolvida pelo sujeito. O leitor, personagem intrigante da obra e cúmplice das
artimanhas do autor, participa dos registros do diário, encarando as estratégias como
necessidade de novas escolhas de uma crise interpretativa da existência. O presente
estudo também estabelece um vínculo reflexivo com a obra Ligações Perigosas, de
autoria de Choderlos de Laclos, como forma de analisar tanto na primeira, como nesta
obra os aspectos textuais que revelam as artimanhas do jogo de sedução proposto pelos
autores de ambas. As obras analisadas, construídas em forma de diário ou cartas-diário,
revelam, através da pseudonímia, o jogo empreendido pelo esteta que, no estádio
estético, subjuga sua vítima, seduzindo-a e fazendo-se seduzir.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Sedução na literatura
Citação
NOGUEIRA, Simone Monteiro. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor de Kierkegaard. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.