Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem.

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Data
2017
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Resumo
O principal objetivo desse artigo é analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com 4 (quatro) alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal, do estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica foi utilizada as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula. Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de categorias que emergiram da fase analítica e interpretativa dessa pesquisa. Assim, a Educação Ambiental emergiu como uma categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar. A interpretação dos resultados mostra que a proposição da modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem matemática para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Através destes projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos.
Descrição
Palavras-chave
Dimensões crítica e reflexiva, Estudo de caso
Citação
FREITAS, J. de F. R. B.; OREY, D. C.; ROSA, M. Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem. Boletim LABEM, v. 8, p. 35-56, n. 2017. Disponível em: <http://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/article/view/101>. Acesso em: 16 jan. 2018.