Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual da região metropolitana de Belo Horizonte e, também, em uma feira livre situada nessa região. O seu principal objetivo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados aplicando o Método do Estudo Misto. A abordagem dialógica de etnomodelagem propiciou a integração do currículo matemático escolar utilizando as abordagens êmica e ética.
Descrição
Palavras-chave
Êmico, Ético, Dialógico, Etnomodelos
Citação
CORTES, D. P. O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 10-24, n. 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-8.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.