Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9771
Título: O canto de Dionísio vem de longe ou Sobre como chegar ao Nascimento da Tragédia através de Schopenhauer e Wagner.
Título(s) alternativo(s): The chant of Dionysus comes from far away or About how to get to The Birth of Tragedy through Schopenhauer and Wagner.
Autor(es): Souza, Gabriel Saikoski de
Orientador(es): Patriota, Rainer Câmara
Palavras-chave: Romantismo
Budismo
Data do documento: 2017
Membros da banca: Patriota, Rainer Câmara
Oliveira, Clovis Salgado Gontijo
Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
Referência: SOUZA, Gabriel Saikoski de. O canto de Dionísio vem de longe. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O presente trabalho se propõe a elucidar aspectos da atmosfera alemã que circundavam, e que terminaram por se inserir na publicação d’O Nascimento da Tragédia. Dispõe-se a assim proceder no intuito de aclarar temas centrais à interpretação do primeiro livro nietzschiano, que aspira nortear o renascimento da nação alemã recém unificada na vitória de Bismarck. Diante dessa proposta a presente investigação percorre a trajetória wagneriana, abordando suas vinculações políticas bem como sua obra, com especial atenção a Tristão e Isolda; também com o mesmo fim investiga o pensamento schopenhauriano, dando atenção acentuada a sua concepção do caráter ideal e a priori de tempo, espaço e causalidade. Desse modo pretende lançar as bases para a interpretação do referido escrito de Nietzsche. Ao transcorrer esse percurso acima exposto, o presente estudo termina por elucidar a atmosfera romântica e schopenhauriana de Wagner, que exercera forte impacto no jovem filólogo; também ao trilhar tal senda a presente pesquisa acaba por encontrar profundos ecos budistas no mesmo escrito.
Resumo em outra língua: The present work aims to elucidate aspects of the German atmosphere that surrounded, and ended up being inserted in the publication of The Birth of Tragedy. It is hereby arranged in order to clarify central themes to the interpretation of the first nietzschean book, which aspires to guide the rebirth of the newly unified German nation in Bismarck's victory. In view of this proposal, the present investigation traces the wagnerian trajectory, addressing its political connections as well as his work, with special attention to Tristan and Isolde; also with the same end, investigates the schopenhauerian thought, giving accentuated attention to his conception of the ideal and “a priori” character of time, space and causality. In this way, it intends to lay the foundations for the interpretation of this referred writing of Nietzsche. By following this above showed course, the present study ends by elucidating the romantic and schopenhauerian atmosphere of Wagner, who had a strong impact on the young philologist; also when treading such a path the present research ends up finding deep Buddhist echoes in the same writing.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9771
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 22/03/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CantoDionísioLonge.pdf647,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.