Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9537
Título : Formação de mulheres professoras afrodescendentes condição e profissão docente na região dos inconfidentes.
Autor : Jardilino, José Rubens Lima
Diniz, Margareth
Palabras clave : Formação de professoras
Condição e profissão docente
Narrativas/conversações
Fecha de publicación : 2016
Citación : JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Formação de mulheres professoras afrodescendentes condição e profissão docente na região dos inconfidentes. Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 18, p. 99-118, 2016. Disponível em: <http://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican/article/view/5510>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumen : O presente artigo oferece uma reflexão sobre as trajetórias formativas de professoras afrodescendentes na região dos inconfidentes, no estado de Minas Gerais, no sudeste brasileiro. A pesquisa realizada por meio de narrativas e histórias de vida de professores rurais, utilizando-se do método de conversações. Como base teórica se trabalha as categorias de gênero e raça a partir da construção das varias identidades com as quais os/as docentes vão desenvolvendo suas carreiras profissionais. Os resultados vêm demonstrando que os sujeitos da pesquisa – professoras do ensino básico da Região têm certa dificuldade de incorporar as identidades de raça e gênero em suas práticas educacionais e sociais.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9537
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.19053/01227238.5510
ISSN : 0122-7238
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana <http://revistas.uptc.edu.co/revistas/index.php/historia_educacion_latinamerican/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormaçãoMulheresProfessoras.pdf648,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.