Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7282
Título : Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
Autor : Bedim, Bruno Pereira
Palabras clave : Espaço-mercadoria
Capitalismo
Space-merchandise
Capitalism
Fecha de publicación : 2008
Citación : BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Resumen : Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.
metadata.dc.description.abstracten: This article considers the conception of the tourism as a socio-spatial phenomenon originated from the contradictions of the productive machinery of modernity – incorporating innumerable capitalist interfaces and their respective mechanisms of expansion by transforming the space itself (tourist destination) into merchandise, “fetishing” places and awaking in modern man’s imaginary the desire to travel and to consume landscapes and cultures, to move himself across the world and to go shopping everywhere, to photograph remote places of the globe and to extend there the structures of accumulation and reproduction of the capital. Dialectically, there are massification of the tourist spaces and their incorporation to the global productive spheres under the cultural industry respective contexts, a process which ties itself in with the alienation of the use of non-work time.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325
ISSN : 2237-549X
Aparece en las colecciones: DETUR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TurismoEspaçoTempo.pdf537,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.