Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7155
Título : As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
Otros títulos : The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte.
Autor : Tonini, Adriana Maria
Palabras clave : Formação generalista do engenheiro
Generalist formation of the engineer
Fecha de publicación : 2010
Citación : TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.
Resumen : O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.
metadata.dc.description.abstracten: The objective of this article is to present the results of the documentary analysis of the politician-pedagogical projects and the curriculum of five courses, where three course are the Electric Engineering and two the Civil Engineering. The article is about superior schools of Belo Horizonte and has objective to verify how are complementary the activities in these courses of graduation and to analyze which the impact of the activities in the quality of these courses. They are presented in these documents changes of focus of the organization of the courses that pass to guide for the abilities and capacities of the learning, being innovated the methodologies and the processes of teach-learning in the formation of the engineers. The complementary activities are developed in the five studied courses and are signaling in such a way the curricular fleexibilization of these courses, as they point with respect to the generalist formation, critical and refleexive of the graduated one Civil and Electric Engineering.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155
metadata.dc.identifier.uri2: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242
ISSN : 23177756
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AtiviidadesComplementaresProjeto.pdf
  Until 2030-01-26
110,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.