Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7059
Título: Por uma poética política : tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata.
Autor(es): Carbogim, Bárbara de Souza
Orientador(es): Peretta, Éden Silva
Palavras-chave: Corpo como suporte da arte
Arte - aspectos políticos
Data do documento: 2016
Membros da banca: Silva, Cláudio Oliveira da
Valença, Ernesto Gomes
Peretta, Éden Silva
Referência: CARBOGIM, Bárbara de Souza. Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A presente dissertação denominada Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata, pretende problematizar uma das matrizes poéticas da dança butô, lida aqui como uma vertente política no trabalho do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Por meio deste foco principal nos emaranhamos em discussões filosóficas acerca do corpo, do poder sobre o corpo e da presença. Confluímos, portanto, em um terreno onde a política vem a ser um elemento constitutivo da presença cênica de Hijikata, tangenciando as potencialidades de subversão do corpo biopolítico e abrindo possibilidades – por meio da arte – para a investigação de corpos inoperativos e despropositados. Ao aprofundar em questões metodológicas de criação do ankoku butô, arquitetamos o que poderia ser considerada uma poética política.
Resumo em outra língua: This present dissertation entitled For a poetic politics: tensions between body and presence in Tatsumi Hijikata’s dance, intends to question one of the poetic pillars of Butoh dance, seen here as a politic branch in the work of the Japanese dancer Tatsumi Hijikata. Through this main focus we entangled ourselves in philosophic discussions regarding body, the power upon the body and presence. Therefore, we conjoined in a domain where politics becomes a constitutive element of Hijikata’s scenic presence, going on a tangent of subverting possibilities of the bio-politic body and opening up possibilities, through art, to an investigation of inoperative and pointless bodies. By digging in the creation methodological issues of ankoku butoh, we designed what could be considered a poetic politics.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7059
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PoéticaPolíticaTensões.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons