Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7007
Título: Influência do teor de TA na RRR do nióbio metálico utilizado na produção de cavidades ressonantes supercondutoras.
Autor(es): Moura, Lourenço de
Orientador(es): Araújo, Fernando Gabriel da Silva
Cota, André Barros
Palavras-chave: Nióbio
Supercondutividade
Resistência de materiais
Data do documento: 2011
Membros da banca: Rodrigues, Paulo César de Matos
Referência: MOURA, Lourenço de. Influência do teor de TA na RRR do nióbio metálico utilizado na produção de cavidades ressonantes supercondutoras. 2011. 57 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: Tais produções foram divididas em 8 etapas, sendo 02 aluminotermias e 06 refinos em fornos de feixe de elétrons, obtendo-se então dois lingotes de nióbio metálico com peso de 1500 kg, comprimento de 1900mm e diâmetro de 340mm cada lingote. Após sua produção, os lingotes foram amostrados, caracterizados e analisados quimicamente realizando em seguida um ensaio conhecido como performance de “RRR” (residual resistance ratio), onde é medida a resistência à condução de eletricidade no corpo de prova à temperatura ambiente e à temperatura de 4 k. Após medições destas resistências, dividiu-se o resultado da resistência à temperatura ambiente pela resistência à temperatura de 4 k e o resultado é uma medida adimensional que representa o grau de condução do nióbio metálico à temperatura de 4 k, temperatura na qual o nióbio metálico tem características supercondutoras.Os resultados obtidos demonstraram que as variáveis que mais interferem na performance da razão de resistividade residual são a pressão de trabalho da câmara de fusão e os teores residuais de gases. A interferência do teor de Ta, conforme citado na figura 9, não é representativa comprovando-se que a especificação para tântalo no nióbio utilizado nas cavidades supercondutoras pode ser elevada de 500 ppm para 800 ppm, sem interferir na performance da cavidade ou na razão de resisitividade residual.
Resumo em outra língua: To produce 1 ingot of niobium metal with a tantalum content below 1000ppm and one ingot of niobium metal with a tantalum content above 1000 ppm. The production was divided in 8 steps, 2 aluminothermies and 6 electron beam furnace refinements. The final products were 2 ingots weighting 1500 kg each, 1900 mm long and a diameter of 340 mm. After produced, the ingots were sampled for chemical analysis and Residual Resistance Ratio (RRR) determination, in which the ration between the electrical resistance at room temperature and the resistance at 4 K represents the grade of niobium metal conduction at 4 K. In this temperature Niobium Metal is a superconductor.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7007
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InfluênciaTeorTA.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.