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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6920
Título : | Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. |
Otros títulos : | Discourse, interlocutions and pedagogic practice in the teaching of child with cerebral palsy. |
Autor : | Franco, Marco Antônio Melo Guerra, Leonor Bezerra Carvalho, Alysson Massote |
Palabras clave : | Interlocuções Saúde e educação Paralisia cerebral Pedagogical practices Health and education |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, A. M. Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, p. 77-98, 2015. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/331>. Acesso em: 07 ago. 2016. |
Resumen : | O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram oito crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no Ensino Fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semiestruturadas, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados, identificou-se que os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas, favorecendo a aprendizagem dos alunos. |
metadata.dc.description.abstracten: | The present study has investigated the way the interlocution among health and education fields may influence the elaboration and over elaboration of pedagogic practices in the teaching of a cerebral palsy child. This is a qualitative study conducted along a school year. Participated eight cerebral palsy children, ages between six and twelve enrolled within primary regular schools and seventeen educators. Were conducted semi-structured interview in the beginning and at the end of school year and school follow up in periods bimonthly or quarterly. As a final result it was observed that the educators: had no knowledge of causes and repercussions of brain palsy in the academic life of the students and that pedagogic practices were intuitive with no specific direction according to each damage. It was also noticed that starting after the interlocutions among the involved knowledge fields, the pedagogic practices were over elaborated favouring students apprenticeship. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331 |
ISSN : | 2317-0093 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 ago. 2019. |
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