DEETE - Artigos publicados em periódicos

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 91
  • Item
    Mulheres da elite brasileira oitocentista : formação e atuação no teatro da sociedade.
    (2021) Fonseca, Janete Flor de Maio
    Este artigo é um capítulo da tese de doutoramento em História Social da Cultura, na Universidade Federal de Minas Gerais, e trata da educação das mulheres das elites políticas e econômicas brasileira no século XIX. O estudo amplia os lugares de formação para o desempenho de filhas, esposas e irmãs, como a moda, como os salões de baile, a etiqueta no se comportar e principalmente a “toalete” e as produções de moda. Ao mesmo tempo que reafirmamos o lugar secundário que a educação escolar tem para as meninas filhas das elites, discutimos seu papel como anfitreã no teatro social, cuja atuação era imprecindível para os negócios econômicos e políticos dos homens.
  • Item
    Teaching work and implications of affirmative actions in the medical school of a public higher education institution.
    (2022) Dumont, Débora Luciana; Neves, Inajara de Salles Viana
    The aims of the present research are to assess the af- firmative policies of the Medical School at Federal University of Minas Gerais (UFMG) to analyze professors’ work at Ra- cial Quota scope and changes in the university due to such a process, and to better understand how professors in Med- ical School face racial topics. It must be done by under- standing labor as a core dimension since without workers one could not talk about society, education, and economy. Therefore, this research addresses labor from a perspective that goes beyond utilitarian purposes. Questionnaires and semi-structured interviews were used for data collection. Professors in the Medical School Faculty, who have been teaching since 2013, were the investigated subjects - this year was chosen because this is the time when Racial Quo- tas were put in place at UFMG. Changes in the higher edu- cation scene due to the affirmative actions that have been taken and the understanding of the Teaching Function as an educative principle allowed professors’ work to overcome models imposed by the market logic.
  • Item
    Voices from teaching experience and management in academic life.
    (2023) Souza, Franciane Ester de; Neves, Inajara de Salles Viana
    This paper discusses teaching work against the background of critically understanding the tensions that permeate the work process of higher education faculty, considering, centrally, the exercise of management activities related to positions of leadership, coordination or direction and representation in collegiate bodies in University. The research problem is linked to the author's professional practice in view of the perceived silence regarding the work of higher education professors in these activities. As a strategy to achieve the general objective of the research, it was sought to understand teaching work and the place that academic management occupies in its professionality, identifying the implications of the training process in the practice of the profession. In a qualitative approach, the study was developed through the analysis of Memories of Promotion to Full Professor of five professors from an Academic Unit of the Federal University of Minas Gerais. The investigation had Narrative Research as its methodological choice and as object of analysis the narratives of the professors of higher education to understand the experience from the perspective of management. Bardin's Content Analysis (2008) was used as a method to operationalize the exploration of the research object, as well as the treatment of results. The research results recognize that professionals in higher education face the challenge of being a teacher- researcher-manager on a daily basis within the logic of capitalist society, permeated by contradictions that are expressed in the education and work of this professional.
  • Item
    A literatura em exposição : Alphonsus de Guimaraens : poeta do luar.
    (2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Santos, Ana Cláudia Rôla
    Este artigo tem como objetivo apresentar a literatura como objeto museoló- gico, a partir do estudo da exposição de longa duração Alphonsus de Guimaraens: po- eta do luar, do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens. A análise se fundamenta em pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos e em conceitos bakhtinianos. A pala- vra multiletramentos faz referência à multiplicidade de linguagens, à diversidade de culturas e aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem no mundo contemporâneo. Assim, intentamos apresentar as diferentes salas que compõem a exposição, procurando demonstrar como visitantes de um museu, de diferentes faixas etárias, condições sociais e níveis de escolaridade podem se sentir pertencentes a esse espaço, considerado de prestígio cultural e do qual é muitas vezes excluída grande par- te da população brasileira. Conforme comentários feitos pelos visitantes, identificamos de que maneira a produção literária alphonsina, bem como o acervo pessoal e familiar do escritor, foram significativos nas experiências de leitura multimodal dos sujeitos, colaborando para seus multiletramentos.
  • Item
    Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
    (2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Dias, Daniela Rodrigues; Martins, Nair Prata Moreira
    Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.
  • Item
    A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
    (2022) Boaventura, Erick Fonseca; Tonini, Adriana Maria; Antunes, João Batista Rafael; Madeira, Felipe Rodrigues
    Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.
  • Item
    História também é para se escrever - tempo e memória na produção de conhecimento de professores e alunos da educação de jovens e adultos.
    (2021) Fonseca, Janete Flor de Maio; Guimarães, Mary Francisca
    Este texto é uma reflexão sobre o curso sobre Tempo e Memória que ministramos em 2008, pelo NEJA - Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Belo Horizonte para contribuir na construção das proposições curriculares para o Ensino Regular Noturno (ERN). O que era um curso de formação, se transformou numa grande oportunidade de conhecermos melhor as inciativas e os projetos ensino dos professores municipais utilizando a metodologia da História Oral.
  • Item
    Letramento literário dentro e fora da escola : a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós.
    (2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela Márcia
    Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento literário a partir da recepção da obra O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós (2004), por meio da análise de depoimentos de leitores comuns (a literatura no cotidiano dos indivíduos) – e de trechos de artigos científicos sobre a obra (a literatura no campo acadêmico). Apresentamos também uma sequência didática desenvolvida com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabirito, interior de Minas Gerais, a partir da recepção do livro. Para a realização da prática pedagógica, usamos a proposta sugerida e experienciada por Rildo Cosson (2012) para o letramento literário, denominada pelo pesquisador como sequência básica, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Dessa forma, procuramos compreender a literatura, a leitura literária e o letramento literário na vida social e na escola, pois cabe a essa instituição proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam essa competência para o letramento literário, a se perpetuar pela vida adulta. O principal objetivo desse processo no contexto escolar é formar um leitor que aprecie significações estéticas, capaz de se inserir em uma comunidade que faça suas próprias escolhas literárias, que saiba manipular seus instrumentos culturais e possa construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive. Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de atividades que abarquem diferentes tipos de materiais escritos, mas que não sejam negligenciados os textos literários, multiplicando, dessa forma, os espaços de leitura e constituindo comunidades de leitores na escola e fora dela.
  • Item
    As boas influências : Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC.
    (2021) Coscarelli, Carla Viana; Corrêa, Hércules Tolêdo
    Este breve ensaio tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as influências positivas do pensamento de Paulo Freire no manifesto Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) que, por sua vez, tem fortes imbricações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta que orienta toda nossa reflexão é por que não fizemos antes, nem ainda, essa ponte direta com Freire? Deixamos para o leitor inferir a(s) resposta(s) a partir da leitura do mundo e da palavra, conforme nos ensina Paulo Freire.
  • Item
    Formação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP.
    (2021) Corrêa, Hércules Tolêdo; Mattos, Elton Ferreira de
    Este artigo tem como objetivo geral analisar as ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais especificamente de leitores literários. A investigação fundamenta-se em estudos sobre o letramento, letramento literário e mediação de leitura. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Assinalamos as práticas de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como a contação de histórias; os jogos e brincadeiras e as rodas de leitura. Após análise do conteúdo dos dados coletados, ratificamos a importância do Projeto na formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Identificamos, ainda, de forma mais sistemática, como ocorre essa colaboração universidade- comunidade.
  • Item
    Livro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista : uma leitura de Se eu abrir esta porta agora...
    (2022) Corrêa, Hércules Tolêdo
    Este artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas à caracterização do livro como “objeto”, “brinquedo” e “de artista”, valendo-se fundamentalmente da obra Se eu abrir esta porta agora..., de Alexandre Rampazo. Para análise da publicação, ancoramo-nos em estudos sobre a materialidade do livro para crianças. Procuramos, ainda, discutir potencialidades pedagógicas da obra. O trabalho se insere num projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “Literatura e Visualidade: a importância do projeto gráfico em livros premiados para crianças na contemporaneidade”, cujo objetivo geral é analisar a importância do projeto gráfico na leitura e na mediação de leitura, evidenciando a materialidade do livro.
  • Item
    A materialidade do livro ciganos e propostas de leituras.
    (2021) Corrêa, Hércules Tolêdo
    Este artigo tem como objetivo analisar a materialidade do livro Ciganos, autoria de Bartolomeu Campos de Queirós e projeto gráfico de Paulo Bernardo Vaz, editado pela Miguilim em 1997 (10a edição). Parte-se da conscientização da autoria múltipla deste tipo de publicação, valorizando-se mediadores da produção dos livros, tais como ilustradores, designers, editores, dentre outros. Apresentamos a obra como objeto multimodal de qualidade, legitimada pela crítica por meio de prêmios e com classificação explícita em ficha catalográfica como literatura infanto-juvenil. Fundamentamos esta análise e a proposta pedagógica dela decorrente na Pedagogia dos Multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000), além de outros estudiosos da área. Para a interpretação dos elementos da cultura cigana apresentados nas imagens da edição, buscamos a mesma fonte informada pelo designer, ou seja, o livro Tradições ocultas dos ciganos (DERLON, 1975).
  • Item
    (Trans)formando leitores literários : reflexões para um estudo de caso de uma rede municipal de ensino da região dos Inconfidentes.
    (2021) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules Tolêdo
    A leitura de textos literários contribui na formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a natureza plurissignficativa dos textos literários, infinitas. O letramento literário, segundo Paulino e Cosson (2009), é um processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos. Dessa forma, a literatura preenche um lugar único no que diz respeito à linguagem, já que “a literatura tem o poder de se metamorfosear em todas as formas discursivas [possíveis]. E isso se dá porque a literatura é uma experiência a ser realizada” (COSSON, 2012), proporcionando, a partir dos textos literários, um modo privilegiado de inserção no mundo da leitura e da escrita. Para que o letramento, sob o ponto de vista social revolucionário, destacado por Soares (2003), seja de fato desenvolvido, a escola deve proporcionar o contato dos alunos com diferentes textos literários e, principalmente, se preocupar com a forma como essa leitura está sendo incentivada pelos professores e realizada pelos alunos. Este artigo apresenta algumas reflexões a partir de uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, que tem como objetivo geral identificar e analisar os métodos, os modos de ler literatura infantil que levam os alunos aos sentidos das obras nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito, em Minas Gerais. Os referenciais teóricos são os estudos sobre letramentos, fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, e as investigações consecutivas ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. Acreditamos que com esta pesquisa entenderemos melhor o processo de escolarização da literatura e apontaremos algumas alternativas para que a literatura seja trabalhada na escola como arte, como proposta estética.
  • Item
    Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil.
    (2021) Silveira, Antonio Claudio Jorge da; Tonini, Adriana Maria
    O presente artigo é parte de um estudo, todavia em andamento no PPGET – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, sob Área de Concentração e Linha de pesquisa: Processos Formativos em Educação Tecnológica. Objetiva-se trazer uma análise acerca do debate sobre a regulamentação profissional no setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, a qual traz implicações diretas na inserção do egresso dos cursos do segmento digital no mercado de trabalho. Para tanto, por meio de uma perspectiva qualitativa, a investigação foi realizada a partir de um levantamento documental e bibliográfico sobre as propostas apresentadas em forma de Projeto de Lei (PL) à Câmara Federal dos Deputados e ao Senado Federal. Além disso, foram consultados artigos e teses que trataram da temática nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como levou-se em consideração o posicionamento de algumas empresas e órgãos do segmento de TIC no Brasil, como o Sindicado das Empresas de Processamento de Dados (SINDPD), a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com efeito, a análise evidencia que, nas últimas quatro décadas, houve um amadurecimento em torno das discussões sobre a regulamentação profissional do segmento de TIC no Brasil, todavia, percebe-se que o setor ainda está submisso às exigências corporativas de órgãos legislativos brasileiros, fato que compromete sua plena normatização profissional e, consequentemente, a emancipação jurídica dos profissionais da área.
  • Item
    A modernidade do Presépio do Pipiripau.
    (2020) Fonseca, Janete Flor de Maio
    Este artigo se propõe a analisar o Presépio do Pipiripau, obra construída pelo artista mineiro Raimundo Machado de Azeredo entre os anos de 1906 e 1988. O presépio foi idealizado como uma obra de devoção popular, mas pode ser visto também como uma narrativa sobre a vida cotidiana da recém-inaugurada cidade de Belo Horizonte, tendo em vista que a devoção ao Menino Jesus, representada no uso das diversas figuras e passagens bíblicas, somou-se a caracterização da paisagem e dos personagens contemporâneos ao artista. Assim, encontramos uma obra na qual convivem lado a lado personagens bíblicos em momentos épicos e trabalhadores comuns em suas árduas tarefas cotidianas. Observamos também, como o artista, que era um entusiasta de seu tempo e frequentava assiduamente as salas de cinema, representou a capital de Minas Gerais num ritmo cinematográfico. Foi esta proximidade com a narrativa fílmica que assemelhou o artista-devoto mineiro ao narrador apresentado por Walter Benjamin (2012), por ser um homem, que mesmo fixo em seu lugar, ainda assim, traz notícias de terras distantes. Enfim, o Presépio do Pipiripau do Sr. Raimundo Machado apresenta conhecimentos que ele encontrou nos filmes que assistiu, nos livros que leu, nas histórias que ouviu de viajantes em trânsito pela cidade, ou ainda há aquelas que ele mesmo criou, e todas elas revelam muito sobre o seu tempo e o seu lugar.
  • Item
    O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica.
    (2020) Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro; Neves, Inajara de Salles Viana; Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz; Rodrigues, Solange
    O escopo deste artigo é dar publicidade aos dados referentes à pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC) coletados em uma instituição vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. Metodologicamente, iniciou-se com a elaboração de um estado do conhecimento sobre a formação/profissionalização e o trabalho docente que se estendeu por todo o período em que se desenvolveu o OBEDUC, ou seja, de 2010 a 2014. Após a aplicação do questionário, separaram-se os dados referentes ao trabalho docente, que foram cotejados com os aportes teóricos referentes ao tema. Dessa forma, este artigo se subdivide em três partes que, assim, se apresentam: a primeira consubstancia-se na concepção de trabalho, em que se privilegia a concepção crítico-dialética. Na segunda parte, são apresentados dados resultantes do OBEDUC atinentes a um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e, por fim, são tecidas algumas considerações finais em relação ao que foi pesquisado.
  • Item
    Trabalho docente em tempos de COVID-19 : EaD e educação remota emergencial.
    (2020) Branco, Juliana Cordeiro Soares; Neves, Inajara de Salles Viana
    Este trabalho discute sobre o trabalho docente tendo como pano de fundo a Pandemia instaurada pelo novo Coronavírus – COVID-19. Para isso analisa documentos legais acerca da Educação a Distância no Brasil, o desenvolvimento tecnológico, as condições de trabalho e a formação docente. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica e documental apresentando resultados acerca de medidas emergenciais na área da educação, como por exemplo a Educação Remota Emergencial diante do problema em pauta. Os resultados da pesquisa realizada reafirmam que uma Educação de qualidade necessita de planejamento, investimento formação adequada e equidade de acesso aos meios junto ao público atendido.
  • Item
    Livros para crianças ilustrados e premiados : uma experiência de leitura em biblioteca escolar.
    (2020) Corrêa, Hércules Tolêdo; Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena
    O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (HUNT, 2010; LINDEN, 2011 e RAMOS, 2013) e do letramento literário (COSSON e PAULINO, 2009; CORRÊA, 2016 e COSSON, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas.
  • Item
    Multiletramentos em contexto multicultural e multilinguistico : experiências em Toronto - Canadá.
    (2020) Corrêa, Hércules Tolêdo
    Este artigo, de abordagem autoetnográfica, procura entretecer experiências do cotidiano do autor no mosaicocultural que é a cidade deToronto, província de Ontario,no Canadá, ao mesmo tempo que apresenta alguns dados coletados por meio de observação e observação participante. Em virtude das características e limitações do gênero, foram escolhidos alguns aspectos da experiência multicultural para compartilhar com os leitores, refletindo sobre o impacto disso na carreira docente do pesquisador, interessado nos multiletramentos contemporâneos, entendidos como práticas sociais de leitura e escrita, em múltiplas linguagens e em múltiplas culturas, principalmente mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (COPE e KALANTZIS, 2000), a fim de educar sujeitos para uma vida cidadã plena.
  • Item
    Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão : perspectivas para o campo educacional.
    (2020) Oliveira, Bárbara de; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
    O colapso da Barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, foi o maior desastre socioambiental brasileiro e grande parte dos debates sobre o ocorrido se converteram em um conjunto de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação em todo o país. Assim, com o objetivo de compreender essas produções, mapeamos os estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento sobre o desastre e elaboramos o estado do conhecimento das teses e dissertações depositadas até o ano de 2019. Nesse contexto, evidenciamos o espaço assumido pelo campo educacional nessas produções acadêmicas. A escassez de alguns estudos indica o foco da preocupação sobre o desastre e demonstra que a discussão é quase totalmente silenciada no campo educacional. Portanto, faz-se necessário fortalecer o campo de estudos acerca dos desastres, bem como pensar estrategicamente sobre como o campo educacional pode contribuir com o debate.