DEETE - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando DEETE - Artigos publicados em periódicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 91
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mediações pedagógicas através das tecnologias educativas – o computador.(2002) Borges, Marilene Andrade FerreiraEste estudo teve o propósito de refletir sobre a apropriação das tecnologias pela escola. Alerta para a necessidade da escola pública estimular uma educação para os meios e incluir as tecnologias da informação e comunicação na organização do trabalho pedagógico, de modo especial o computador – não como fim em si mesmo, mas enquanto meio para facilitar a aquisição e construção do conhecimento, assim como o aperfeiçoamento do trabalho. Aponta o professor como elo indispensável entre o acervo tecnológico da escola e a aprendizagem dos alunos.Item Características da população infantil atendida em triagem no período de 2000 a 2002 numa clínica-escola.(2006) Melo, Sandra Augusta; Perfeito, Hélvia Cristine Castro SilvaEste artigo relata a experiência de um trabalho realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que buscou levantar, a partir dos dados de atendimentos infantis realizados entre 2000 e 2002, características epidemiológicas e clínicas da demanda infantil atendida em triagem. Diversos aspectos dos 139 casos foram analisados em termos de incidência (porcentagens) e discutidos com embasamento clínico das supervisões de caso. Obteve-se que a demanda clínica deste serviço constitui, em sua maioria, de crianças que apresentam sintomas responsivos ao grupo familiar. Os dados permitiram, ainda, levantar hipóteses e sugerir novas pesquisas acerca das mudanças na família e nas funções parentais presentes na gênese dos problemas infantis que geram demanda clínica em psicologia.Item Letramento : impactos na vida de adultos pouco escolarizados no contexto do trabalho e da vida cotidiana.(2007) Jorge, Gláucia Maria dos SantosO presente artigo é fruto de reflexões advindas da minha trajetória no doutorado em educação iniciado no ano de 2005 na Faculdade de Educação da UFMG, onde desenvolvo pesquisa relacionada aos impactos do letramento na vida de adultos trabalhadores, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como organizam ou reorganizam suas relações na vida cotidiana e no contexto do trabalho a partir de uma condição de inserção autônoma no contexto do trabalho e da vida cotidiana. Questiona, ainda, os impactos da condição de excluídos de práticas de letramento digital na vida desses mesmo trabalhadores estudantes.Item Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada.(2008) Oliveira, Francisco César; Kirner, Cláudio; Forte, Cleberson; Santin, RafaelCollaboration is an inherent activity in he teaching/learning process, having worth at professional actions. However, the computer support used to implement and improve collaboration is too restricted. This paper presents new ways to use comput er to support collaboration, emphazing tangible interactions complemented with images and sounds. An augmented reality tool named SACRA was used in this way to produce collaborative applications full of tangible interactions, images and sounds, that were tested with local and remote users.Item Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.(2009) Nacarato, Adair Mendes; Grando, Regina Célia; Costa, Jorge LuísO presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.Item Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.(2009) Tonini, Adriana Maria; Lima, Maria de Lourdes Rocha deO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.Item Formação tecnológica : responsabilidade e desenvolvimento social.(2009) Tonini, Adriana Maria; Dutra, Lívia FerreiraA formação tecnológica deve-se vincular ao desenvolvimento social, para que o profissional saiba tomar decisões compatíveis com os valores da sociedade, visando atender às necessidades sociais do país. A universidade, precursora de profissionais, expõe uma forma de ensino em que se destacam conhecimentos socializados e enriquecidos para o bem comum. A relevância da ciência e da tecnologia para o crescimento social não pode estar separada das relações entre sociedade, universidade e formação profissional. Desse modo, a universidade desempenha um papel fundamental que vincula o compromisso, a responsabilidade social e o desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, abre-se a possibilidade de soluções de problemas para o acesso igualitário da sociedade a essas novas tecnologias e a consciência da inclusão social focada na qualidade de vida para todos os cidadãos.Item As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.(2010) Tonini, Adriana MariaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.Item Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico.(2011) Santos, Fernanda Pereira; Viana, Marger da Conceição VenturaCom esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução.Item O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.(2011) Borges, Marilene Andrade Ferreira; França, GeorgeO presente faz uma discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC. Pontua o desafio que elas apresentam para que o professor possa fazer da sala de aula um espaço contemporâneo da sociedade do conhecimento. Abordamos a sala de aula mediada pelos laptops conectados enquanto um espaço de construção permanente de conhecimentos, em que a intencionalidade, a dinâmica, os limites e as soluções, os resultados, as interlocuções e os desdobramentos apontam a existência de uma nova forma de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a partir da conectividade e da mobilidade dos laptops.Item O uso da história da matemática na compreensão da linguagem algébrica usual.(2011) Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Viana, Marger da Conceição VenturaEsta pesquisa tem por objetivo estudar como o professor pode ter uma prática pedagógica que utilize a História da Matemática no processo de escrita e desenvolvimento da linguagem algébrica baseada no contexto sociocultural, cotidiano e nos fundos de conhecimento dos estudantes. Para isso, serão construídos modelos matemáticos a partir da vivência dos alunos e/ou que estão relacionados com a História da Matemática, a qual serve de apoio ao professor para entender como os estudantes constroem e desenvolvem uma linguagem algébrica própria.Item A utilização de filmes em sala de aula : um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP.(2011) Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo; Viana, Marger da Conceição VenturaEste trabalho é fruto de uma monografia realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pergunta geradora da pesquisa foi: Como os filmes, enquanto meios de ensino, têm sido utilizados em Cursos Superiores? O recorte foi feito para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da (UFOP). Há relevância neste tipo de estudo, pois dissertações e teses sobre o tema têm sido concluídas. Para responder à pergunta foi realizada a revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população alvo foram os professores do ICEB. Os dados obtidos foram organizados e analisados de modo qualitativo e quantitativo. O artigo contém breve história do cinema, discussão sobre sua importância na educação, o uso de filmes em sala de aula, a pesquisa de campo, os resultados e considerações. Além de ser de interesse de educadores, pode servir a leitores interessados numa visão crítica acerca dessa arte visual, fazendo dela fonte de conhecimento. Quiçá instigá-lo a utilizá-la apontando sugestões de emprego e oferecendo brechas para seu aperfeiçoamento.Item Uma proposta histórico-temática de ensino e aprendizagem de matemática : teorema de Tales e teorema de Pitágoras.(2011) Santos, Márcia Nunes dos; Viana, Marger da Conceição VenturaO objetivo desta pesquisa é desenvolver atividades histórico-temáticas envolvendo a História da Matemática relativa ao Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Será elaborado um sistema de atividades a serem desenvolvidas por duas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no distrito de Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, Minas Gerais. A coleta de dados será feita por meio de um pré-teste, pós-teste, questionários, registros das atividades e caderno de campo da pesquisadora. A análise dos dados será feita de forma qualitativa e quantitativa. Procurarse- á verificar se houve e quais foram as contribuições que a proposta de ensino promoveu para a aprendizagem dos conteúdos pretendidos.Item A presença do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na produção de autores mineiros.(2011) Silva, Pedro Henrique da; Viana, Marger da Conceição VenturaItem Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP.(2011) Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Antonini, ElizabethO objetivo deste artigo é relatar a experiência da configuração da tutoria do curso de Pedagogia do CEAD/UFOP, contextualizado no Sistema Universidade Aberta do Brasil. As políticas públicas que balizaram a implantação da EaD no CEAD/UFOP e a transição de um trabalho baseado em materiais impressos para outro que envolvia tecnologias fomentaram discussões sobre a organização da tutoria, a precarização do trabalho do tutor e a necessidade de debates sobre a institucionalização da profissão “tutor”. Atentamos para o fato de que a possibilidade de organização da tutoria está relacionada às políticas públicas e ao projeto pedagógico do curso. Portanto, o trabalho colaborativo de professores e tutores agrega qualidade ao processo educativo.Item Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.(2012) Corrêa, Hércules Tolêdo; Melo, Sandra Augusta; Neves, Flora de MeloEste trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.Item Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.(2012) Borges, Marilene Andrade Ferreira; França, George; Ramos, LeilaO Programa Um Computador por Aluno – PROUCA atualmente é o maior projeto de inclusão digital na escola pública brasileira que utiliza o laptop educacional conectado. Em 2010, ele entrou em sua fase 2, denominada Piloto, e está presente em 300 escolas públicas. Este trabalho apresenta alguns resultados do curso de formação para o uso do laptop educacional conectado, que vem sendo realizado pelos professores e gestores das escolas do Estado do Tocantins. Para isso, ele discute as tecnologias no currículo e a importância das mesmas nas atividades docentes, apresenta um breve histórico do Um Computador por Aluno - UCA, faz uma análise parcial dos impactos gerados no processo de formação nesta etapa inicial.Item Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.(2012) Tonini, Adriana MariaO objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.Item A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.(2013) Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEste trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.Item Interfaces da violência televisiva no processo de socialização da criança : agressividade.(2013) Borges, Marilene Andrade FerreiraEste estudo possibilita reflexões sobre o papel da violência propagada na televisão e sua influência nos desenvolvimentos sócio-emocional e cognitivo das crianças. Procura associar o “ambiente televisivo” a comportamentos agressivos. Alerta pais e educadores sobre o fascínio/sedução que a televisão exerce sobre as crianças – imitação, identificação e ou compensação. Aponta a necessidade de amplas discussões envolvendo as crianças e a mídia e a adoção de medidas para protegê-las da exposição da violência pela televisão.