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dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.contributor.authorBrown, Gavin Thomas Lumsden-
dc.contributor.authorCirino, Sérgio Dias-
dc.date.accessioned2015-11-03T13:25:43Z-
dc.date.available2015-11-03T13:25:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-932X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleConcepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThe goal of this study is to review published studies about the nature of Brazilian university students’ conceptions of assessment, divided into four groups according to which the evaluation: 1) improving teaching and learning; 2) has a positive emotional impact on stu¬dents; 3) is irrelevant because it is unfair or bad; 4) makes students accountable (accountability). Among the main results are: a wide range of conceptions was identified in the experiences and thoughts of Brazilian university students, including the awareness of student accountability, school accountability, improvement, and irrelevance. The predominant conception seems to be a negative emotional reaction (irrelevance) with respect to student accountability.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937-
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