Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5309
Title: A formação de professores e o livro didático : avaliação e controle dos saberes escolares.
Authors: Horikawa, Alice Yoko
Jardilino, José Rubens Lima
Keywords: Formação do professor
Texto escolar
Política educacional
Issue Date: 2010
Citation: HORIKAWA, A. Y.; JARDILINO, J. R. L. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Revista Lusófona de Educação, v. 15, p. 147-162, 2010. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1530>. Acesso em: 12 maio 2015.
Abstract: Este trabalho pretende enfocar o contexto histórico-cultural que justifica o destaque que o livro didático recebe hoje nas instituições escolares do Brasil. Com esse objetivo apresentamos, inicialmente, um breve panorama dos processos de formação de professores que marcaram e marcam a história educacional deste país, pois é nossa convicção de que a crescente produção de livro didático no Brasil associa-se com a formação de educadores no âmbito da formação inicial e continuada. Na segunda parte, apresentamos um panorama histórico, expondo uma experiência estatal de avaliação de livros didáticos produzidos no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar em que medida esse processo avaliativo contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido às camadas populares.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5309
ISSN: 1982-7806
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista Lusófona de Educação em 09/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresLivro.pdf137,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.