Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4874
Title: Identificação de fontes de informação em assistência nutricional às pessoas que vivem com HIV/AIDS e a importância para a atuação do profissional de saúde.
Other Titles: Identification of sources of information on nutrition assistance to people living with HIV/AIDS and the importance to the role of health professionals.
Authors: Amorim, Lorena Damasceno Oliveira
Figueiredo, Sônia Maria de
Filippis, Thelma de
Bruinsma, Irene Kay Adams
Keywords: Síndrome - imunodeficiência adquirida
Nutrição de grupos de risco
Organizações não governamentais
Access to information
Risk groups nutrition
Issue Date: 2010
Citation: AMORIM, L. D. O. et al. Identificação de fontes de informação em assistência nutricional às pessoas que vivem com HIV/AIDS e a importância para a atuação do profissional de saúde. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, p. 285-293, 2010. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/351>. Acesso em: 08 nov. 2014.
Abstract: Introdução: a boa nutrição representa apoio fundamental às medidas farmacológicas que propiciam melhor qualidade de vida aos portadores de HIV/AIDS. A busca de informações atualizadas e adequadas constitui objeto de grande interesse de nutricionistas envolvidos com a prática de oferecer boa nutrição aos pacientes com HIVAIDS e representa papel essencial das ONGs/AIDS que atuam nessa área. Objetivos: apresentar e discutir os resultados de trabalho de organização e identificação de fontes de informação em DST/AIDS realizado em uma ONG/AIDS. Métodos: foram catalogados e classificados 255 itens bibliográficos constituídos, em sua maioria, de livros, catálogos, cartilhas, guias e manuais especializados em DST/AIDS. Resultados: os materiais relacionados especificamente às DST/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis perfizeram 100 itens bibliográficos. O tema alimentação e nutrição em HIV/ AIDS não estava contemplado em materiais específicos no acervo. Conclusões: o conteúdo das fontes de informação catalogadas não contribui de forma a suprir as necessidades de informação específicas dos profissionais de Nutrição. A integração mais eficaz entre o Ministério da Saúde e as ONGs/ AIDS pode contribuir para a promoção de verdadeiros centros de informação em referência e pesquisa para os profissionais de saúde que lidam com o HIV/AIDS.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4874
ISSN: 2238-3182
metadata.dc.rights.license: A Revista Médica de Minas Gerais permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida por mediante preenchimento de formulário enviado por e-mail em 27 jan. 2014.
Appears in Collections:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IdentificaçãoFontesInformação.pdf536,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.