Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3729
Título: A atuação do engenheiro gestor : relações e saberes.
Título(s) alternativo(s): The role of the engineer as a manager : relations and professional knowledge in practice.
Autor(es): Tibério, Juliana Rocha
Tonini, Adriana Maria
Palavras-chave: Trabalho
Educação
Saberes profissionais
Engenheiro e gestão
Data do documento: 2013
Referência: TIBÉRIO, J. R.; TONINI, A. M. A atuação do engenheiro gestor : relações e saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 143-152, jan. abr. 2013. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/1078>. Acesso em: 03 set. 2014.
Resumo: A atuação do engenheiro gestor é objeto de análises de variáveis que vão da vida acadêmica, cuja prioridade é a formação técnica (educação), à prática profissional, que é marcada pelas relações sociais (trabalho) e exige articulação na área gerencial, voltada para o controle e o planejamento de demandas focadas em resultados. A construção dos saberes desse profissional tem constituído objeto de investigação no que diz respeito aos sentidos marcados pela experiência e pela prática. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo discutir os saberes profissionais do engenheiro que assume a carreira de gestor, havendo necessidade de que este tenha formação humanística e esteja apto a fazer uma reflexão sobre o seu papel em/para uma sociedade construída historicamente.
Resumo em outra língua: The engineer's career as a manager is an object of analysis of variables moving between academic life interwoven with technical training (education) and professional practice of social relations embedded (Labour) which requires a joint in the field of management focused on the planning and control of the demands of the workplace focused on results. The existing relations in the construction of professional knowledge become the object of investigation with regard to the senses built on experience and practice. Based on this assumption, this paper aims to discuss the assumptions in the existing knowledge of the professional engineers who move to a career manager which requires a humanistic education that leads to a reflection on their role in a society historically constructed.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3729
ISSN: 2238-037X
Licença: O periódico Trabalho & Educação permite que autores assumam contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Trabalho & Educação <http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AtuaçãoEngenheiroGestor.pdf191,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.