Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3719
Title: Direitos humanos e ensino jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária.
Authors: Oliveira, Júlio Aguiar de
Surlo, Gerlis Prata
Keywords: Ensino jurídico
Extensão universitária
Direitos humanos
Comunidades locais
Issue Date: 2010
Citation: OLIVEIRA, J. A. de; SURLO, G. P. Direitos humanos e ensino jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária. Participação. Brasília, v. 17, p. 26-33, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/5985/4950>. Acesso em: 24 set. 2014.
Abstract: O modelo tradicional de extensão dos cursos de Direito representado pelos núcleos de prática jurídica, encontra-se em crise. Isso porque, nesse modelo, os alunos desenvolvem atividades mecânicas que impedem as discussões em conjunto, a crítica e a busca de soluções criativas. Esse tipo de atividade extensionista harmoniza-se com um projeto de formação acadêmica orientada por uma perspectiva positivista de compreensão e realização do Direito, que reduz o Direito à lei e o afasta da realidade. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é apresentar a experiência do programa de extensão NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), exemplo de atividade acadêmica voltada para uma verdadeira formação do estudante de Direito. Uma formação que pressupõe, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma interpretação do Direito comprometida com a complexidade do real. _____________________________________________________________________________
ABSTRACT: The traditional model of law university community extension, represented by legal practice units, is in crisis. In that model, students develop mechanical activities that prevent discussions, criticism and the search for creative solutions. This type of extension is in conformity with a positivist academic prospect guided by an understanding of the Law, which reduces it to the text of the law and separates it from the reality. In this scenario, this article aims to present the experience of the program NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), example of academic activity focused on a true academic formation of the student of Law. This kind of Law School education aims, necessarily, developing skills that allow an interpretation of the Law committed to the complexity of the real.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3719
ISSN: 22386963
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-SA 3.0 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Permite a adaptação desde que seja compartilhado com a mesma licença. Fonte: Participação <http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/index>. Acesso em: 24 set. 2014.
Appears in Collections:DEDIR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DireitosHumanosEnsino.pdf52,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.