“Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O ensino remoto emergencial (ERE), em função da pandemia de covid-19, trouxe profundas mudanças sobre a prática docente e o processo de ensino e aprendizagem. Nesta tese de doutorado em Educação, apresentamos os resultados de uma pesquisa em que objetivamos investigar a relação professor-aluno no ERE a partir da percepção das professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual recorremos à aplicação de questionários de perfil socioeconômico, realização de entrevistas narrativas e rodas de conversa com 15 professoras de três escolas do ensino fundamental I (uma municipal, uma estadual e uma particular), localizadas na cidade de Mariana-MG. Como referencial teórico, o estudo baseia-se na pedagogia crítico- dialógica proposta por Paulo Freire ao longo de sua obra. Alicerçamo-nos ainda em pressupostos teóricos que enfatizam a centralidade da dimensão humana no exercício da docência e os desdobramentos do ERE, no contexto da pandemia de covid-19. Entre os resultados da pesquisa, destacamos o processo de reinvenção docente, que abarcou a relação professor-aluno, a relação escola-família e a incorporação pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Motivadas pelo compromisso político com a docência, as professoras criaram estratégias variadas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, para a manutenção dos vínculos com os alunos e o enfrentamento dos muitos desafios que incorreram sobre a prática docente no ERE: as lacunas na formação, a precariedade das condições de trabalho e a exclusão digital. Assim, lançaram-se, individual e coletivamente, à autoformação digital e investiram seus próprios recursos no provimento dos equipamentos digitais e conexão de internet. Estabeleceram outras formas de relação e diálogo com seus alunos. Dessa forma, a pesquisa revela o protagonismo docente e demonstra a necessidade de uma agenda política que considere a vivência do ERE.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ensino à distância, Prática docente, Relações pedagógicas, Relação professor-aluno, Tecnologia educacional
Citação
GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. “Eu tive de me reinventar”: narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.