Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17876
Title: Equilíbrio químico : tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais.
Other Titles: Chemical balance : teaching and learning trends in scientific publications based on the analysis of national and international journals.
Authors: Silva, Daniel de Lima
Miranda, Ana Carolina Gomes
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Keywords: Equilíbrio químico
Ensino de química
Research in national and international journals
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, D. de L.; MMIRANDA, A. C. G.; PATROCÍNIO, S. de O. F. Equilíbrio químico: tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais. Ciência e Natura, v. 44, artigo e55, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/download/69757/50563/350462>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Abstract: O processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001- 2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
metadata.dc.description.abstracten: The process of teaching and learning concepts related to Chemical Balance (EQ) has proved to be challenging at all levels of education. The present investigation aims to identify trends in teaching and learning related to the topic. For this, bibliographic research was carried out, using the analysis of articles published in national and international journals in the area of Chemistry and Science teaching during the period between 2001-2021. The results revealed the main alternative conceptions of the students and some of the trends that marked the studies in this area, such as the predominance of the kinetic approach of EQ; use of the constructivist theoretical basis in the approaches; use of didactic strategies such as analogies, problem solving, case study, experimental activities and use of Information and Communication Technologies (ICT).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17876
ISSN: 2179-460X
metadata.dc.rights.license: Artigo publicado por Ciência e Natura sob uma licença CC BY-NC 4.0. Fonte: PDF do artigo.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EquilíbrioQuímicoEnsino.pdf572,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.