Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17865
Título: Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo.
Título(s) alternativo(s): The knowledge of future teachers of chemistry about the use of analogies in education : influences of a formative process.
Autor(es): Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Analogias
Conhecimento docente
Teacher training
Data do documento: 2023
Referência: OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo. Reec. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 22, p. 26-50, 2023. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_1_2_ex1728_401.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: Neste trabalho, investigamos como os conhecimentos de duas futuras professoras de Química sobre analogias e seu uso no ensino foram influenciados pelo processo formativo vivenciado em um curso de Licenciatura em Química. O processo formativo como etapas principais: discussões teóricas sobre perspectivas de ensino e aprendizagem, modelos e analogias no ensino de Ciências; planejamento, regência e reflexão em dois contextos de ensino e; vivência do processo de modelagem analógica. Analisamos os planejamentos, as aulas ministradas e as entrevistas realizadas com as duas futuras professoras. Elas evidenciaram avanços em suas concepções sobre analogias ao considerar as diferentes funções que as analogias podem assumir na construção de conhecimentos curriculares de Ciências; e em seus conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino, ao considerar que os estudantes deveriam participar de todo o processo de discussão de uma analogia. Esses avanços foram influenciados pelas diferentes etapas de um processo formativo sustentado pela reflexão e pela articulação teoria-prática. Isso ressalta a importância de que professores de Ciências em formação vivenciem situações práticas e reflitam, com base em saberes teóricos consolidados, sobre como utilizar analogias de forma apropriada no ensino.
Resumo em outra língua: In this paper we investigate how the knowledge of two preservice teachers of Chemistry about analogies and about the use of analogies in teaching were influenced by the formative process experienced in a course of Chemistry teacher education. The formative process had as main stages: theoretical discussions about teaching and learning perspectives, models and analogies in science teaching; planning, conducting and reflecting in different teaching contexts and; experience of the analog modelling process. We analyzed the plans, classes taught and interviews with the two pre-service teachers. They showed advances in their conceptions of analogies, considering the different functions that analogies may take in the construction of science curriculum knowledge; and in their knowledge about the use of analogies in teaching, considering that students should participate in the whole process of discussing an analogy. These advances were influenced by different stages of a training process supported by reflection and theory-practice articulation. This underscores the importance for science teachers in training to experience practical situations and reflect, based on consolidated theoretical knowledge, about how to use analogies appropriately in teaching.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17865
ISSN: 1579-1513
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 06 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConhecimentosFuturasProfessoras.pdf321,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.