Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho, investigamos como os conhecimentos de duas futuras professoras de Química sobre analogias e seu uso no ensino foram influenciados pelo processo formativo vivenciado em um curso de Licenciatura em Química. O processo formativo como etapas principais: discussões teóricas sobre perspectivas de ensino e aprendizagem, modelos e analogias no ensino de Ciências; planejamento, regência e reflexão em dois contextos de ensino e; vivência do processo de modelagem analógica. Analisamos os planejamentos, as aulas ministradas e as entrevistas realizadas com as duas futuras professoras. Elas evidenciaram avanços em suas concepções sobre analogias ao considerar as diferentes funções que as analogias podem assumir na construção de conhecimentos curriculares de Ciências; e em seus conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino, ao considerar que os estudantes deveriam participar de todo o processo de discussão de uma analogia. Esses avanços foram influenciados pelas diferentes etapas de um processo formativo sustentado pela reflexão e pela articulação teoria-prática. Isso ressalta a importância de que professores de Ciências em formação vivenciem situações práticas e reflitam, com base em saberes teóricos consolidados, sobre como utilizar analogias de forma apropriada no ensino.
Descrição
Palavras-chave
Analogias, Conhecimento docente, Teacher training
Citação
OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo. Reec. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 22, p. 26-50, 2023. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_1_2_ex1728_401.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2023.