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dc.contributor.authorMendes, Thamirys Evangelista-
dc.contributor.authorNunes, Célia Maria Fernandes-
dc.contributor.authorTinti, Douglas da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-28T18:39:24Z-
dc.date.available2023-08-28T18:39:24Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2447-4223-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361-
dc.description.abstractNo Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subject5° para o 6° anopt_BR
dc.titleMapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeMapping of Brazilian research that have investigated school transition to the final years of Elementary School.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 17 maio 2022.pt_BR
dc.description.abstractenElementary School in Brazil is managerially divided into two stages: early years and final years. The transition process between these two stages has been understood by different educators as a challenging moment; therefore, it demands support from teachers, the school and family. Besides, this process has been supported by different research developed by Post-Graduation programs. Thus, the present study introduces a map of Brazilian studies that have investigated school transition to the final years of Elementary School. CAPES Catalog of dissertations and theses was chosen to compose the analysis corpus, along with descriptors “School transition” and “5th to the 6th”. After data treatment, we identified 18 studies eligible to join the analysis. The selected studies were gathered into six analytical categories, namely: transition process, students’ concepts and social representations, learning, school failure, management/teachers/family relationship, shared teaching and Mathematics discipline. The analysis allowed pointing out some understanding about the School Transition process, as well as highlighting some suggestions for actions to be taken for school and teachers’ continuous training, and evidenced reasoning about the possible impacts/effects on such a transition and on the role played by school and family within this process.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605pt_BR
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