Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.

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Data
2022
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Resumo
No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.
Descrição
Palavras-chave
5° para o 6° ano
Citação
MENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.