Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17339
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Lucas Sampaio Costa-
dc.date.accessioned2023-08-23T17:59:21Z-
dc.date.available2023-08-23T17:59:21Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Sampaio Costa. A historicidade do transitório na ficção contemporânea Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17339-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, procuramos investigar de que maneira a ficção Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, lida com o passado e a História. Argumentamos que Chimamanda Adichie encena uma historicidade do transitório ao resgatar a visibilidade e a função moral do discurso romanesco, com personagens moralmente verossímeis e cuja relação com o enredo é definida pelo trânsito entre Terceiro Mundo e Ocidente. O incessante vai e vem entre memória, vivência e experiência que nos constitui enquanto sujeitos históricos é encenado a partir das situações e experiências de personagens negras e africanas transitando entre Terceiro Mundo e Ocidente: dotados de consciências às quais temos acesso irrestrito, os protagonistas de Americanah figuram um ângulo de observação sobre a História que se, por um lado, explicita a condição subalterna do Terceiro Mundo, por outro, remete ao questionamento pós-colonial sobre quem é e quem pode ser o sujeito da cultura. Em seguida, procuramos mostrar o processamento desta historicidade do transitório na forma da narrativa. Argumentamos, então, que a forma clássica do romance convive com uma forte aspiração à referencialidade, identificada nas nuances entre protagonista e autora e no blog onde a protagonista ensaia o choque com sua experiência do transitório.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectLiteratura nigeriana Inglêspt_BR
dc.subjectFicção nigerianapt_BR
dc.subjectLiteratura modernapt_BR
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.titleA historicidade do transitório na ficção contemporânea Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.pt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeTeixeira, Felipe Charbelpt_BR
dc.contributor.refereeKlein, Kelvin Falcãopt_BR
dc.description.abstractenWe aim to investigate in this research how the fiction Americanah, by Chimamanda Ngozi Adichie, deals with the past and History. We argue that Chimamanda Adichie, by rescuing the visibility and moral function of the novelistic discourse, with morally credible characters whose relationship with the plot is defined by the transit between the Third World and the West, stages a historicity of the transitory. The incessant back and forth between memory, living and experience that constitutes us as historical subjects is staged from the situations and experiences of black and African characters transiting between Third World and the West: endowed with consciences to which we have unrestricted access, the protagonists of Americanah figure an angle of observation on History that, on the one hand, makes explicit the subaltern condition of the Third World, on the other, refers to the postcolonial questioning about who is and who can be the subject of culture and knowledge.Then, we try to show the processing of this historicity of the transitory in the form of the narrative. Eventually, we argue that the classical form of the novel coexists with a strong aspiration to referentiality, identified in the nuances between protagonist and author and in the blog where the protagonist rehearses the clash with her experience of the transitory.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_HistoricidadeTransitórioFicção.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons