Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17322
Título: A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil : segregação e capacitismo.
Título(s) alternativo(s): The schooling of people with disabilities and special needs in Brazil : segregation and capacitism.
Autor(es): Diniz, Margareth
Oliveira, Cíntia Marques de Queiroz
Palavras-chave: Inclusão
Educação especial
Data do documento: 2022
Referência: DINIZ, M.; OLIVEIRA, C. M. de Q. A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil: segregação e capacitismo. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 16, p. 323-341, 2022. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/18314>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Esse artigo analisou a relação entre a longa história de segregação à qual as pessoas com deficiência foram submetidas durante seus processos de escolarização no Brasil e o cenário da Educação Especial, a partir de estudo de caso em Ouro Preto/MG. Nesta análise, verificamos documentos legais e políticas públicas, além de dados de matrículas obtidos no Censo da Educação Básica, entre 2007 e 2020, o que tornou possível perceber que a atuação da APAE no atendimento de estudantes com deficiência se mantem hegemônica, apesar das transformações paradigmáticas ocorridas no Brasil e do crescente aumento do número de matrículas em outras redes de ensino. Conforme dados do IBGE de 2010 (revistos em 2018), 6,7% da população têm algum tipo de deficiência. São cerca de 14 milhões de brasileiros, um número expressivo, porém, cotidianamente, não é difícil encontrar discursos e atitudes que reforçam a exclusão das pessoas com deficiência, reafirmando atitudes capacitistas.
Resumo em outra língua: This article analyzed the relationship between the long history of segregation to which people with disabilities were subjected during their schooling processes in Brazil and the Special Education scenario, based on a case study in Ouro Preto/MG. In this analysis, we verified legal documents and public policies, in addition to enrollment data obtained from the Basic Education Census, between 2007 and 2020, which made it possible to perceive that APAE's performance in serving students with disabilities remains hegemonic, despite the transformations paradigms that occurred in Brazil and the increasing number of enrollments in other education networks. According to IBGE data from 2010 (revised in 2018), 6.7% of the population has some type of disability. There are about 14 million Brazilians, an expressive number, however, on a daily basis, it is not difficult to find discourses and attitudes that reinforce the exclusion of people with disabilities, reaffirming capableist attitudes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17322
ISSN: 2179-2534
Licença: O periódico Poésis permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/295>. Acesso em: 27 jun. 2023.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolarizaçãoPessoasDeficiência.pdf378,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.