Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem : investigações brasileiras e internacionais.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A literatura brasileira e internacional na área da Educação Matemática é
composta por um amplo conjunto bibliográfico e teórico de produções que
discutem tendências diversas no processo de ensino e aprendizagem em
Matemática como a Resolução de Problemas, as Tecnologias em Educação
Matemática, a História da Matemática, a Etnomatemática e a Modelagem
Matemática. Existe a necessidade de destacarmos que essa literatura mostra
que existe uma quantidade crescente de pesquisas envolvendo ações
pedagógicas em sala de aula que propiciam o desenvolvimento de discussões
relacionadas com as conexões entre as bases teóricas e as práticas que
envolvem duas ou mais dessas tendências. Dessa maneira, é importante
buscarmos uma abordagem metodológica que destaca a complementaridade
entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática na perspectiva da
Etnomodelagem. Os principais resultados da pesquisa documentada neste
artigo mostram que a Etnomodelagem é considerada como uma proposta
metodológica para a ação pedagógica da Matemática, pois a sua premissa
está relacionada com a valorização dos saberes/fazeres desenvolvidos pelos
membros de grupos culturais distintos. Esses conhecimentos matemáticos
locais se originam em diferentes culturas, podendo ser traduzidos para
outros sistemas de conhecimento matemático, como, por exemplo, os
domínios: escolar e acadêmico, visando promover a valorização e o respeito
à diversidade da cultura local por meio do dinamismo cultural.
Descrição
Palavras-chave
Ação pedagógica, Dinamismo cultural, Etnomatemática, Modelagem matemática
Citação
ROSA, M. Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem: investigações brasileiras e internacionais. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 19, 2022. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/846>. Acesso em: 06 jul. 2023.