Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17175
Título: Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem : investigações brasileiras e internacionais.
Título(s) alternativo(s): Theoretical and methodological foundations of ethnomodelling : Brazilian and international investigations.
Autor(es): Rosa, Milton
Palavras-chave: Ação pedagógica
Dinamismo cultural
Etnomatemática
Modelagem matemática
Data do documento: 2022
Referência: ROSA, M. Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem: investigações brasileiras e internacionais. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 19, 2022. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/846>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: A literatura brasileira e internacional na área da Educação Matemática é composta por um amplo conjunto bibliográfico e teórico de produções que discutem tendências diversas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática como a Resolução de Problemas, as Tecnologias em Educação Matemática, a História da Matemática, a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Existe a necessidade de destacarmos que essa literatura mostra que existe uma quantidade crescente de pesquisas envolvendo ações pedagógicas em sala de aula que propiciam o desenvolvimento de discussões relacionadas com as conexões entre as bases teóricas e as práticas que envolvem duas ou mais dessas tendências. Dessa maneira, é importante buscarmos uma abordagem metodológica que destaca a complementaridade entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomodelagem. Os principais resultados da pesquisa documentada neste artigo mostram que a Etnomodelagem é considerada como uma proposta metodológica para a ação pedagógica da Matemática, pois a sua premissa está relacionada com a valorização dos saberes/fazeres desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Esses conhecimentos matemáticos locais se originam em diferentes culturas, podendo ser traduzidos para outros sistemas de conhecimento matemático, como, por exemplo, os domínios: escolar e acadêmico, visando promover a valorização e o respeito à diversidade da cultura local por meio do dinamismo cultural.
Resumo em outra língua: Both Brazilian and international literature in the area of Mathematics Education is composed of a wide bibliographic and theoretical resources that discuss different trends in the teaching and learning process in mathematics such as problem solving, technology, the history of mathematics, ethnomathematics, and mathematical modelling. Thus, there is a need to highlight how this literature shows that there is a growing amount of research involving pedagogical action in classrooms that favor the development of discussions related to the connections between different theoretical bases and practices that involve two or more of these trends. Therefore, it is important to seek a methodological approach that highlights the complementarity between ethnomathematics and mathematical modelling from the perspective of ethnomodelling. The main results of the research documented in this article show that ethnomodelling is considered as a methodological proposal for the pedagogical action of mathematics, since its premise is the appreciation of the knowledge developed by members of distinct cultural groups. This local mathematical knowledge originates in different cultures and can be translated into other systems of mathematical knowledge such as that used in school and academic domains, which aim to promote appreciation and respect for the diversity of local culture through cultural dynamism.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17175
ISSN: 2526-2882
Licença: O periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 27 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FundamentaçõesTeóricasMetodológicas.pdf363,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.