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dc.contributor.authorSoares, Marilene Caitano Reis Almeida-
dc.contributor.authorJanuario, Gilberto-
dc.contributor.authorSantos, Francely Aparecida dos-
dc.date.accessioned2023-08-15T19:30:34Z-
dc.date.available2023-08-15T19:30:34Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2238-0345-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171-
dc.description.abstractObjetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCurrículos de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleMateriais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.pt_BR
dc.title.alternativeMathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThe purpose of the article is to identify Brazilian research that has curriculum materials as a research topic and to reflect on its results. Therefore, through a qualitative approach and of a bibliographic character, we carried out a study of the knowledge. The textual collection here was taken as a study object is compounded by 25 researches spread between thesis and dissertations in the temporal space in between 2013 to 2019. The results point that the academic Brazilian community of Mathematical Education has searched for a more accurate comprehension of the relationship aspects between teachers and curriculum materials, decreasing its intensity over other physical characteristics of curriculum materials. The study about this relationship has been showing relevant and subject to another investigations so that the knowledge of this field continue to progress.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304pt_BR
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